ECONOMIA
Carnaval movimenta agências de viagens
Nas agências de viagens da Paraíba, a venda de pacotes registra crescimento.
Publicado em 20/01/2013 às 8:00
Com a aproximação do Carnaval, cresce a movimentação nas agências de viagens e na rede hoteleira da Paraíba. Nas agências de viagens da Paraíba, a venda de pacotes também registra crescimento. Um alerta para os foliões atrasados, porém, é que o valor do pacote hoje pode ficar mais caro até três vezes do que se adquirido há cerca de seis meses.
Com as férias de verão, no mês de janeiro, esticadas este ano, devido ao Carnaval, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, afirmou que a data será uma das melhores datas para o Trade Turístico do Estado. Segundo ela, a taxa de ocupação de hotéis em João Pessoa se aproxima de 90%, e a expectativa é de que a demanda no Carnaval deste ano cresça 20% em relação ao mesmo período de 2012.
“Historicamente o turista nos procura em busca de traquilidade, sol e mar. Quase 90% dos hotéis da capital estão lotados, agora em outros municípios não há como avaliar, porque cada um tem um perfil diferente”, frisou.
Segundo ela, outros municípios da Paraíba como Bananeiras, Areia, Cabaceiras e Matureia também são bem visitados nesta época do ano. O desafio para a PBTur é manter os visitantes após as festas carnavalescas. “O grande desafio da gente é manter o mercado aquecido a partir de 12 de fevereiro. O governo do Estado vai buscar, inclusive, uma parceria com os demais municípios para que possamos trabalhar em conjunto a divulgação dos destinos”, frisou.
De acordo com ela, em 2012, o índice de ocupação no período de baixa estação foi mantido em 65%. “Isso foi muito importante e estamos trabalhando para que este ano o percentual se mantenha”, disse.
O secretário de Turismo de João Pessoa, Roberto Brunet, disse que a expectativa da rede hoteleira para o período é boa. “A rede hoteleira praticamente lota nesta época, isso porque estamos investindo em novos atrativos como o Extremo Cultural e o Foria de Rua. Durante as festas carnavalescas deste ano, vamos enfatizar para o público a nossa nova composição do pré-carnaval”, frisou Roberto Brunnet.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Inácio Júnior, afirmou que pelo menos 80% da ocupação no Litoral Sul já está preenchida este mês e que a expectativa para o Carnaval é positiva. “Nosso turismo cresceu cerca de 7% de 2011 para 2012, e esperamos que, nas festas de Carnaval, o nosso turismo cresça pelo menos este percentual.
Em janeiro, a ocupação na grande João Pessoa já alcança 80%”, disse.
TURISMO RECEPTIVO
O gerente de vendas da agência de viagens Luck Receptivo, Fábio Dutra, afirmou que, este mês, as ocupações estão praticamente lotadas e que, no período de momo e férias, a demanda aumenta em até 50% em relação aos outros meses do ano. O valor dos pacotes aumenta de 15% a 20% neste período.
“Os principais turistas que vêm a João Pessoa são de Recife, Salvador, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. São geralmente casais, famílias completas e o pessoal da terceira idade. O visitante que nos procura foge da folia e procura lazer e descanso”, disse Fábio Dutra.
Comentários