icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Casas Bahia vai abrir duas novas lojas

Um dos estabelecimentos já está com contrato fechado, e funcionará no Mangabeira Shopping, o outro no Parque Solon de Lucena.

Publicado em 03/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:18

A rede Via Varejo, formada pela fusão entre os grupos Pão de Açúcar e Casas Bahia em 2010, deve ampliar a presença da marca varejista especializada em eletroeletrônicos no Nordeste.

Atualmente, a Paraíba, que conta com dois estabelecimentos das Casas Bahia, deve ganhar mais dois pontos de venda até 2016 – ambos em João Pessoa. Um já está com contrato fechado, e funcionará no Mangabeira Shopping, com previsão para inauguração ainda em 2014. O outro deve ser instalado no Parque Solon de Lucena, ponto nevrálgico do comércio pessoense, que passa por restauração. A previsão para os próximos anos é trazer 45 lojas para a região.

Apesar do nome, o grupo Casas Bahia tem uma relação recente com o Nordeste brasileiro. A primeira loja da rede fundada em 1952 por Samuel Klein chegou a Salvador, Bahia, há apenas cinco anos. Porém, uma vez iniciada, a expansão foi exponencial. Atualmente são 66 pontos de venda na região, “um crescimento da ordem de uma inauguração por mês”, destaca Sérgio Grossi, diretor de Operações para o Nordeste da Via Varejo – grupo formado a partir da fusão das Casas Bahia com o Pão de Açúcar, em 2010.

No primeiro trimestre do ano, a Via Varejo teve um crescimento de 57% do lucro líquido em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, o grupo lucrou R$ 179 milhões – resultado apurado após descontos de impostos e despesas. A receita bruta de vendas chegou a R$ 6,24 bilhões. O grupo não divulgou os resultados segmentados por região. Em 2013, foram inauguradas 8 lojas no Brasil, sendo 4 no Nordeste – nenhuma na Paraíba.

Com a previsão de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – que foi de simplórios 0,2% no último trimestre –, e a escalada dos juros, atualmente em 11%, a tendência é que os consumidores segurem o dinheiro e as empresas parem de investir. Entretanto, Grossi afirma que a aposta do grupo para escapar da baixa expectativa de vendas em regiões mais desenvolvidas é o Nordeste.

“Vamos avançando à medida em que as estruturas permitem. A demora em chegar à região não é tanto pelo aspecto econômico, e sim geográfico e logístico”, diz. Segundo ele, o fato de a primeira loja da Paraíba ter sido inaugurada em Campina Grande há exatamente um ano mostra que a estratégia se volta não apenas para as capitais, mas para as cidades-polo no interior da região. Em João Pessoa, a única unidade funciona no Manaíra Shopping, e foi aberta em 5 de dezembro de 2013. O investimento nas duas lojas foi de aproximadamente R$ 10 milhões.

PERFIL DE CONSUMO

A rede divide o Brasil em sete regiões de acordo com a atividade econômica: Sul, Centro Oeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo (capital), São Paulo (interior), e Nordeste. “Atualmente o Nordeste tem o terceiro maior tíquete médio entre todas as regiões”, asserta Grissi. Isso significa que os consumidores da região buscam cada vez mais produtos com o maior valor agregado possível.

“Antigamente as pessoas compravam muitas lavadoras-tanquinho. Depois começaram a comprar máquinas de lavar automáticas, e a demanda por produtos melhores vem crescendo, com a busca por máquinas de lavar e secar, por exemplo. Esse é o perfil de venda das Casas Bahia. O Nordeste é uma referência de performance”, conta.

De acordo com o estudo IPC Maps, o gasto com eletrodomésticos na Paraíba deve chegar a R$ 1,14 bilhão, enquanto os mobiliários e artigos para o lar devem movimentar 932 milhões em consumo.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

No Nordeste, a companhia emprega 2,7 mil pessoas dos 57,5 mil que integram a rede. Na loja no Mangabeira Shopping irá empregar 45 pessoas, enquanto a do Parque Solon de Lucena, dependendo da área adquirida para a expansão, terá mais de 50. “A previsão é que mais de 100 empregos diretos sejam gerados”, estima Grossi.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp