ECONOMIA
Casas Bahia vai abrir duas novas lojas
Um dos estabelecimentos já está com contrato fechado, e funcionará no Mangabeira Shopping, o outro no Parque Solon de Lucena.
Publicado em 03/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:18
A rede Via Varejo, formada pela fusão entre os grupos Pão de Açúcar e Casas Bahia em 2010, deve ampliar a presença da marca varejista especializada em eletroeletrônicos no Nordeste.
Atualmente, a Paraíba, que conta com dois estabelecimentos das Casas Bahia, deve ganhar mais dois pontos de venda até 2016 – ambos em João Pessoa. Um já está com contrato fechado, e funcionará no Mangabeira Shopping, com previsão para inauguração ainda em 2014. O outro deve ser instalado no Parque Solon de Lucena, ponto nevrálgico do comércio pessoense, que passa por restauração. A previsão para os próximos anos é trazer 45 lojas para a região.
Apesar do nome, o grupo Casas Bahia tem uma relação recente com o Nordeste brasileiro. A primeira loja da rede fundada em 1952 por Samuel Klein chegou a Salvador, Bahia, há apenas cinco anos. Porém, uma vez iniciada, a expansão foi exponencial. Atualmente são 66 pontos de venda na região, “um crescimento da ordem de uma inauguração por mês”, destaca Sérgio Grossi, diretor de Operações para o Nordeste da Via Varejo – grupo formado a partir da fusão das Casas Bahia com o Pão de Açúcar, em 2010.
No primeiro trimestre do ano, a Via Varejo teve um crescimento de 57% do lucro líquido em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, o grupo lucrou R$ 179 milhões – resultado apurado após descontos de impostos e despesas. A receita bruta de vendas chegou a R$ 6,24 bilhões. O grupo não divulgou os resultados segmentados por região. Em 2013, foram inauguradas 8 lojas no Brasil, sendo 4 no Nordeste – nenhuma na Paraíba.
Com a previsão de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – que foi de simplórios 0,2% no último trimestre –, e a escalada dos juros, atualmente em 11%, a tendência é que os consumidores segurem o dinheiro e as empresas parem de investir. Entretanto, Grossi afirma que a aposta do grupo para escapar da baixa expectativa de vendas em regiões mais desenvolvidas é o Nordeste.
“Vamos avançando à medida em que as estruturas permitem. A demora em chegar à região não é tanto pelo aspecto econômico, e sim geográfico e logístico”, diz. Segundo ele, o fato de a primeira loja da Paraíba ter sido inaugurada em Campina Grande há exatamente um ano mostra que a estratégia se volta não apenas para as capitais, mas para as cidades-polo no interior da região. Em João Pessoa, a única unidade funciona no Manaíra Shopping, e foi aberta em 5 de dezembro de 2013. O investimento nas duas lojas foi de aproximadamente R$ 10 milhões.
PERFIL DE CONSUMO
A rede divide o Brasil em sete regiões de acordo com a atividade econômica: Sul, Centro Oeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo (capital), São Paulo (interior), e Nordeste. “Atualmente o Nordeste tem o terceiro maior tíquete médio entre todas as regiões”, asserta Grissi. Isso significa que os consumidores da região buscam cada vez mais produtos com o maior valor agregado possível.
“Antigamente as pessoas compravam muitas lavadoras-tanquinho. Depois começaram a comprar máquinas de lavar automáticas, e a demanda por produtos melhores vem crescendo, com a busca por máquinas de lavar e secar, por exemplo. Esse é o perfil de venda das Casas Bahia. O Nordeste é uma referência de performance”, conta.
De acordo com o estudo IPC Maps, o gasto com eletrodomésticos na Paraíba deve chegar a R$ 1,14 bilhão, enquanto os mobiliários e artigos para o lar devem movimentar 932 milhões em consumo.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
No Nordeste, a companhia emprega 2,7 mil pessoas dos 57,5 mil que integram a rede. Na loja no Mangabeira Shopping irá empregar 45 pessoas, enquanto a do Parque Solon de Lucena, dependendo da área adquirida para a expansão, terá mais de 50. “A previsão é que mais de 100 empregos diretos sejam gerados”, estima Grossi.
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