ECONOMIA
Ceia sem peru: veja opções acessíveis para a noite de Natal
Opções veganas ou de outras carnes mais baratas são alternativas para fazer uma ceia sem o tradicional peru de Natal.
Publicado em 23/12/2022 às 6:38
Nesta época do ano, comidas caras e estetizadas propagadas por chefs estrelas e realities transmitem a ideia de que a ceia de Natal é inacessível para maior parte da população. Em contraponto popular, opções veganas ou de outras carnes animais que são mais baratas podem ser alternativas saudáveis, deliciosas e, sobretudo, acessíveis para uma noite de Natal em família.
Para quem é vegano ou vegetariano, há formas de se alimentar sem recorrer ao consumo animal. Para quem quer fugir dos preços altos, as opções são outras carnes e pratos bem elaborados que podem conter itens tradicionais da ceia natalina ou um cardápio incomum para a época.
Ceia de Natal vegana ou vegetariana
Carla Falcão, da Cozinha Abolicionista, em Campina Grande, explica que uma dieta vegetariana estrita possui uma grande diversidade de cores, texturas, aromas e sabores, e por isso traz uma infinidade de possibilidades gastronômicas até mesmo para a ceia de Natal.
"A alimentação vegana não se trata de produto caro em prateleira de supermercado e sim de autonomia e soberania alimentar. Conseguimos fazer versões veganas de pratos clássicos de ceia, como tortas salgadas, lasanha, petiscos e até mesmo sobremesas bem elaboradas”, diz.
Carla dá a dica: "para pensar em uma alimentação mais acessível, é necessário que a pessoa tenha conhecimento básico de uma alimentação tradicional, como utilizar temperos por exemplo e buscar preparos que envolva grãos, raízes, vegetais, sementes etc”.
Ceia de Natal com carnes mais baratas
Já em João Pessoa, o empreendimento de dona Ana, busca oferecer opções mais acessíveis de ceias de Natal. "Eu tenho chester, que é o tradicional, mas tenho lombo no molho madeira, no molho champagne. Tenho arroz à grega, arroz no brócolis. Tenho uma salada tropical, que é muito pedida", diz a empreendedora.
Cozinheira há dez anos, ela comemora a chegada do fim de ano, quando as vendas aumentam em até 70% graças ao cardápio montado especialmente para essa época. "É a época que a gente levanta um capital maior. A ceia de Natal traz um rendimento maior pra gente”, diz a cozinheira.
Ceia de Natal não tradicional
Há quem prefira opções que não são tão tradicionais para a época. Em um bar no Bessa, em João Pessoa, o carro-chefe são as carnes defumadas. Elas estão presentes no cardápio especial de ceias natalinas.
"Uma coisa que a gente colocou no nosso cardápio esse ano, que é o joelho, a gente conseguiu surpreender os nossos clientes. É o que a gente percebe que o pessoal está pedindo mais”, diz Joanita Brebs, a organizadora do Boteco Kappitao Krebs.
Quem não quiser o joelho para a ceia natalina, há ainda outras opções. "Tem a ave natalina, que é um frango recheado, ele é maior, in natura pesa cerca de 3,5 kg, então a gente prepara um recheio com arroz, uma farofinha, bacon, queijo, para ficar bem suculento por dentro”, diz Joanita. "Sempre tem aqueles que pedem em cima da hora, então a gente procura sempre fazer um pouco além para suprir essa demanda", afirma.
*Com informações da TV Cabo Branco
Comentários