ECONOMIA
Cerca de 200 mil não enviaram IR
Dados da Receita Federal, mostram que pouco mais de 50,5 mil contribuintes entregaram a Declação do Imposto de Renda.
Publicado em 28/03/2012 às 6:30
Com quase um mês de iniciado o acerto de contas com o Leão, mais de 200 mil contribuintes paraibanos ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda. De acordo com os dados da Receita Federal, pouco mais de 50,5 mil contribuintes entregaram a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), o que representa quase 20% das 255 mil esperadas pela Receita Federal. O hábito de deixar para os últimos dias do prazo a prestação de contas com o Leão, cujo prazo máximo é o dia 30 de abril, deverá se confirmar este ano.
Conhecendo o mercado da contabilidade há sete anos, o contador Djalma Mendes afirma que costuma concentrar trabalho com declarações de IR nos últimos 30 dias do prazo.
"Até agora só fiz uma declaração. O pessoal deixa sempre para prestar contas próximo ao limite do prazo", declara.
Retardar a entrega da DIRPF nunca é um bom negócio, destaca Djalma Mendes. O profissional contábil defende que a antecipação evita erros de informação no formulário e possíveis contestações na malha fina. "Isto além de que entregar cedo a declaração é a certeza de receber sua restituição nos primeiros lotes da Receita", defende.
DÉBITO EM CONTA
Já os contribuintes que tiverem imposto a ser pago poderão facilitar sua vida cadastrando seu saldo devedor para débito automático. O contribuinte que tiver imposto a pagar após a entrega da declaração e desejar quitá-lo em parcelas por débito automático em conta corrente desde a primeira cota, tem de entregar a declaração até o próximo sábado, dia 31 deste mês.
Esse prazo tem de ser observado também no caso de pagamento em cota única e de declaração retificadora. Quem entregar entre 1º e 30 de abril só poderá optar pelo débito automático da segunda cota em diante.
Os contribuintes que perderem este prazo e, ainda assim, desejarem a modalidade de débito em conta, terão que pagar a primeira parcela em Darf e só contar com esta facilidade nas demais parcelas.
Esta possibilidade entrou em vigor a partir de 2008 e o maior benefício para quem escolhe ter seu imposto devido debitado da conta, é a comodidade. O contador Djalma Mendes defende que este processo "facilita a vida do contribuinte. Pois não é necessário imprimir o boleto de cada parcela, ou ir à Receita pagar o Darf".
A entrega das declarações pode ser feita durante 20 horas do dia, pois entre 1h e 5h o sistema de recepção é desativado para manutenção. Mas o contribuinte pode copiar os programas e preencher a declaração a qualquer hora.
Neste ano, estão obrigados a declarar todos que tiveram, em 2011, rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 ou rendimentos isentos acima de R$ 40 mil, dentre outras regras.
Comentários