icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

CG lidera ocupação de voos durante a Copa

Devido a festa de São João Campina Grande é cidade brasielira com maior taxa de voos entre junho e julho.

Publicado em 22/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:45

Campina Grande será a cidade do Brasil com a maior taxa de ocupação de voos entre os meses de junho e julho, período junino e da Copa do Mundo da Fifa. Os dados são da Agência Nacional de Aviação (Anac). A cidade onde ocorre o 'Maior São João do Mundo' deixa para trás capitais nordestinas que serão sedes dos jogos do Mundial como Natal e Fortaleza, que aparecem logo em seguida.

Para representantes do turismo no Estado, a notícia é bem-vinda, mas não surpreende porque a Rainha da Borborema recepciona milhares de turistas no período. A estimativa da coordenadora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da PMCG, Catharine Brasil, é que a quantidade de visitantes em junho e julho aumente 20% sobre o mesmo período de 2013.

“O número de visitantes no São João vem aumentando a cada ano e para 2014 já vínhamos trabalhando o destino da cidade para a Copa do Mundo. Nos últimos anos, as companhias aéreas fizeram novas rotas e para nossa surpresa Campina Grande estava em todas elas. Em janeiro deste ano, que não é um período de alta para nós, registramos aumento de 14% sobre 2013. Então, isso tudo já era indício de que nossa cidade seria destaque. Eu já estava sabendo dos dados da Anac, que fez a comparação com todas as cidades do país que possuem aeroportos”, afirmou.

A coordenadora de turismo contou que a operadora CVC sinalizou, inclusive, com um voo charter para Campina Grande por causa do produto junino. Segundo ela, as negociações ainda estão no início.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Breno Mesquita, afirmou que o estudo faz sentido. "O São João de Campina Grande é a terceira maior festa do mundo e que a cidade possui apenas três voos por dia.

Os outros dois melhores eventos do planeta, segundo Breno, são o Carnaval do Rio de Janeiro e o Galo da Madrugada, em Recife-PE. “Quem vai a Recife em junho não deixará de ir a Campina Grande para brincar o São João”, destacou Breno.

O superintendente do Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, Nilson Suassuna, revelou que a taxa de ocupação não é muito referendada pela Infraero. “Mas os dados não me surpreendem porque todos os anos a cidade tem uma excelente taxa de ocupação, que é alta durante todo o ano e aumenta no período junino”, frisou.

Segundo Nilson Suassuna, “toda época de alta temporada, nossa taxa de ocupação aumenta 20%, comparada ao período de baixa”.

MALHA AÉREA VAI CRESCER 30% NA PB

O presidente da Abav-PB, Breno Mesquita, revelou que a malha aérea da Paraíba vai aumentar em 30% com a elevação de voos em todas as empresas aéreas que atuam no Estado. A previsão é que a expansão ocorra ainda este ano.

“E esses voos que vão ser acrescidos não serão de madrugada , mas em novos horários, mais apropriados para os passageiros”, destacou Breno.

Segundo ele, essa é uma luta antiga de todo o trade turístico paraibano, obtido depois de uma visita feita esta semana às sedes das empresas aéreas em São Paulo. Breno Mesquita declarou que participaram deste encontro o secretário de turismo da Paraíba, Renato Feliciano, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino e a coordenadora de turismo de Campina Grande, Catharine Brasil.

Para Catharine Brasil, além da implantação de mais voos, as passagens aéreas de Campina Grande também devem sofrer redução. “É mais caro viajar de Campina Grande do que de João Pessoa e até Recife. Então, queremos oferecer um preço mais atrativo, mas por conta da Copa do Mundo, em que as cidades brasileiras estão com taxas diferenciadas, esta redução só deverá ocorrer a partir de agosto”, afirmou a coordenadora de turismo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp