ECONOMIA
Chuva prejudica vendas no São João na capital
Vendas nos dias que antecedem o feriado de São João ficam abaixo do esperado e lojistas apontam chuvas como principal fator.
Publicado em 21/06/2012 às 6:00
As fortes chuvas dos últimos dias estão sendo apontadas como o principal fator para o fraco desempenho registrado no comércio de João Pessoa na semana que antecede o São João, data bastante favorável para o setor. A queixa dos lojistas diz respeito ao fluxo de clientes bem abaixo do esperado, em alguns casos até sendo inferior ao movimento registrado no mesmo período do ano passado.
O gerente da loja Tell Passo, Roberval Silva, aposta que nos próximos dias haverá uma alavancada na procura pelos produtos.
“Acho que não apenas aqui na loja, mas no comércio de João Pessoa em geral está havendo uma diminuição comparado ao ano passado. Esperávamos um aumento entre 10% e 15% no fluxo de pessoas e isso não está se concretizando. Claro que isso pode mudar nos próximos três dias, com a aproximação do São João”, diz.
Segundo Roberval, a loja apresentou uma queda de quase 10% com relação ao São João passado. “Não sei se por causa das chuvas, mas a verdade é que sempre constatamos um aumento de uns 15% nas vendas ano após ano, na época do São João.
Este ano está sendo mesmo uma exceção”, explicou o gerente.
Quanto ao pagamento adiantado de metade do 13º salário aos servidores do Estado e do Município, ele não acredita que esse dinheiro extra faça alguma diferença. “Acho que por causa da inadimplência essa renda será destinada ao pagamento de dívidas e não ao comércio, não deve influenciar nas nossas vendas”.
A Casa Pio, loja do setor de calçados localizada no Centro de João Pessoa, também vem apresentando um movimento abaixo do esperado pelos lojistas. “Estávamos prevendo um crescimento de 15% a 20% nas vendas, comparando com junho do ano passado, mas as chuvas estão atrapalhando bastante. Esta última terça, por exemplo, foi péssima para o comércio”, explanou o chefe de escritório da loja, Adriano Lima.
De acordo com ele, a loja registrou já uma queda de 25% nas vendas com relação ao ano passado. “A meta do início desta semana, por exemplo, era de empatar com o mesmo período de 2011, mas só conseguimos 15% do esperado. Esses próximos dias devem ser melhores, já que o São João está mais perto, mas temos que contar também com a sorte. Começamos o mês muito bem, mas as chuvas afastaram os consumidores desde o dia 15”, acrescentou Adriano.
Apesar desse baixo fluxo, o gerente da Cattan, Marcos Cézar, garante que o movimento na loja está correspondendo com as expectativas. “Nossa meta é de um incremento de 7% ou mais e tudo indica que isso ocorrerá. O pessoal está procurando principalmente calças jeans, como de costume, e blusas e bermudas xadrez, muito comuns nessa época”.
Comentários