ECONOMIA
Clubes da PB faturam com lojas próprias
Treze, Campinense e Botafogo começam a ampliar receita com vendas de produtos para torcedores.
Publicado em 17/03/2013 às 8:00
Quem gosta de futebol e torce por um clube sempre dá um jeito de expressar sua paixão, não só assistindo aos jogos na TV ou nos estádios, mas também vestindo as cores do time de coração ou utilizando qualquer outro artigo que mostre a todos sua escolha de torcida futebolística. Graças a esse público, o mercado de produtos dos times de futebol tem crescido significativamente nos últimos anos e demonstra estar em plena evolução.
Na Paraíba, a força do futebol dos principais clubes do Estado também é mostrada por meio das vendas dos mais variados produtos relacionados aos times. Campinense, Treze e Botafogo, por exemplo, contam, inclusive, com lojas próprias que comercializam artigos oficiais e têm ampliado a oferta de produtos justamente para atender a demanda crescente de torcedores em busca de algo que simbolize o amor pelo clube de sua preferência.
“O torcedor é um consumidor fidelizado de camisas, bandeiras, mochilas e souvenir que levam a marca do clube. Por isso, as vendas são sempre positivas”, diz o presidente do Campinense, William Simões. A oscilação deste mercado não se dá exatamente em virtude da fase da economia, mas de acordo com o desempenho dos times nas competições. “Quanto melhor a fase em campo, melhor as vendas”, destaca Éder Dantas, diretor financeiro do Treze.
Na loja da Raposa, que disputa a final da Copa do Nordeste neste domingo, contra a equipe do ASA de Arapiraca, além de comemorar a boa fase em campo, o clube comemora a alta no faturamento. “As vendas aumentaram em mais de 100% somente do período da semifinal para a final”, conta o presidente do rubro-negro, mas sem revelar quanto o clube já faturou com vendas de produtos desde o início da competição regional. “Essas são informações compartilhadas apenas entre a diretoria”, frisa.
Opções não faltam para os apaixonados torcedores. Camisas, agasalhos, calças, shorts, meiões, bonés, bandeiras, camisetas, chaveiros, canecas, canetas. Tem de tudo para estimular o torcedor a comprar e usar as cores do clube. Só a loja do Treze, por exemplo, dispõe de mais de 40 variedades de artigos nas cores preto e branco, com a marca do Galo da Borborema.
“Sempre os produtos mais procurados são as camisas oficiais, mas tem quem leva de tudo, porque quer ter sempre alguma coisa para lembrar o time”, ressalta Éder.
Comentários