icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Coapecal já vende para seis Estados

Cooperativa em Caturité produz diariamente 40 toneladas de derivados do leite e gera renda para cerca de 600 cooperado.

Publicado em 07/06/2015 às 11:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 16:54

Tudo começou há 18 anos quando um grupo de 20 produtores de leite decidiu formar uma cooperativa. Eles queriam ganhar dinheiro, garantir o sustento da família e colocar no mercado um produto de qualidade. A Cooperativa Agropecuária do Cariri (Coapecal) tornou tudo isso possível e mudou a vida de produtores no município de Caturité, na região de Campina Grande. Diariamente são produzidas cerca de 40 toneladas de produtos derivados do leite, sendo 30 mil só de bebida láctea, o 'carro-chefe' da cooperativa.

O gerente Pedro Cabral explicou que, embora venha sofrendo com os reflexos da Seca, é a cooperativa quem garante o sustento de centenas de famílias no Cariri paraibano. Atualmente a Coapecal tem 600 cooperados, entre pequenos e grande produtores de leite. O sucesso da atividade conta com a inovação da usina, que possui um sistema completo que garante a qualidade dos produtos que vão desde o leite ensacado a coalhadas e iogurtes. O volume de encomendas é muito alto na cooperativa, segundo informou o gerente.

Logo que a cooperativa surgiu, a distribuição do produto era tímida, mas não demorou para se expandir. Hoje a Coapecal tem seis pontos de distribuição: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Paraíba (Campina Grande e João Pessoa). Diariamente a cooperativa compra 8 mil litros de leite, segundo o gerente. A busca pela melhoria da qualidade genética do rebanho e a adoção de técnicas, como a inseminação artificial, são algumas das estratégias da Coapecal para aumentar o lucro.

Um dos pequenos produtores que fornece leite à cooperativa é Antônio Cezário, 57 anos. Por dia, ele consegue repassar 40 litros de leite, metade do que conseguia antes. “Infelizmente a Seca vem diminuindo a produção, mas ainda assim sou feliz pela existência da cooperativa. Se não fosse ela, nem sei como seriam as coisas”, declarou. A maior parte dos cooperados da Coapecal é pequeno produtor, como Cezário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp