ECONOMIA
Comércio abre, mas tem pouco movimento
Lojas do comércio central abriram normalmente, como alternativa para compensar horas não trabalhadas nos dias de jogos do Brasil.
Publicado em 20/06/2014 às 8:00
Mesmo com o feriado em alusão ao Dia de Corpus Christi, em João Pessoa, as lojas do comércio central abriram normalmente, como alternativa para compensar as horas não trabalhadas nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2014. Segundo os lojistas, a movimentação de clientes ficou abaixo do esperado. O funcionamento dos shoppings também foi o habitual, das 10h às 22h. Na próxima segunda-feira (23), o expediente será diferenciado e no dia 24, quando comemora-se o Dia de São João, o comércio estará fechado.
A dona de casa Gracilene Mendonça, 35 anos, foi uma das pessoas que aproveitaram o feriado para ir às compras. Ela contou que, como também não houve aula nas escolas, levou o casal de filhos para escolher novos tênis em substituição aos velhos. “Não teve aula para eles e com o feriado o comércio é mais tranquilo. Aproveitei as duas coisas e trouxe-os para escolher os tênis que mais os agradam”, afirmou.
Para o gerente de uma loja de calçados localizada no Centro, Claudiano Alves, apesar de alguns clientes terem aparecido, o movimento ficou abaixo das expectativas. Mesmo assim, o estabelecimento estendeu por mais uma hora no final do expediente. “Além da esperança de que a clientela compareça em maior volume até o final do dia, o fechamento às 19h é para compensar um pouco as vendas que deixaram de ser feitas por conta dos jogos do Brasil, quando encerramos as atividades às 14h”, declarou.
A avaliação de Claudiano Alves foi compartilhada pelo vendedor de eletrodomésticos Márcio Alberto. “Nós esperávamos mais clientes. Nos dias de jogos do Brasil, mesmo sendo até as 14h, tem mais movimentação do que hoje (ontem). Feriado nunca é bom para quem depende de vendas e, neste ano, também tem a Copa”, disse.
Os shoppings da cidade também abriram em horário normal. Já as repartições públicas estaduais e municipais (com exceção dos serviços essenciais), mercados públicos, unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), bancos e escolas fecharam..
Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), com a publicação da lei 8.805, em 1999, o Dia de Corpus Christi não é considerado feriado e a folga de junho fica estabelecida para os festejos de São João, no dia 24. De acordo com os comerciários, na próxima segunda-feira (23) o horário de funcionamento das lojas será das 8h às 14h em virtude de mais uma disputa da seleção brasileira no campeonato mundial e no dia 24 o comércio estará fechado.
Comentários