ECONOMIA
Comércio da Paraíba cresce, mas fica abaixo da média nacional
IBGE constata que crescimento varejista no Brasil foi tímido e a Paraíba foi o estado com menor crescimento entre os que tiveram saldo positivo em março.
Publicado em 14/05/2009 às 11:19
Da Redação
As vendas do comércio varejista brasileiro tiveram em março sua terceira alta consecutiva, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comércio da Paraíba também cresceu, mas entre os estados que tiveram índice positivo, ele é o de menor crescimento, apenas 1% (confira tabela abaixo).
Apesar do crescimento em quase todo o país, o setor varejista perdeu força: o crescimento das vendas foi de 0,3%, menor que a taxa do mês anterior, de 1,5%. Já a receita nominal cresceu 0,5%. “O resultado indica desaceleração no ritmo de crescimento das vendas, após aumentos a taxas acima de 1%, verificados no primeiro bimestre de 2009”, afirmou o IBGE em nota.
De acordo com o instituto, na comparação com março do ano passado o volume de vendas cresceu 1,8%, enquanto a receita teve alta de 7,8%. No primeiro trimestre as vendas acumularam alta de 3,8%. Na comparação com fevereiro, oito das dez atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram alta no volume de vendas. A mais expressiva veio de veículos e motos, com crescimento de 3,9%, seguido por material de construção, com 3,0%.
Saldo negativo
Das vinte e sete Unidades da Federação, oito apresentaram resultados negativos na comparação março 2009 /março 2008: Espírito Santo (-7,8%); Distrito Federal (-4,6%); Acre (-2,5%) e Paraná com –1,0%. Os destaques em termos de variações positivas do volume de vendas foram Roraima (22,6%); Rondônia (12,4%); Ceará (12,0%); Sergipe (8,3%) e Piauí (8,0%).
Comentários