icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Comércio espera compras antecipadas de Natal hoje

Pesquisa do Ifep aponta tendência de antecipação nas compras de fim de ano; comércio já mostra sinais de aquecimento nas vendas.

Publicado em 15/11/2012 às 6:00


O feriado desta quinta-feira deve ser marcado por muita expectativa dos lojistas paraibanos, que esperam uma alta no movimento de clientes no comércio que optaram por antecipar as compras de fim de ano. Segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep), 22,16% dos consumidores da Grande João Pessoa pretendem realizar as compras natalinas ainda no mês de novembro, tendência prevista pelos varejistas para esta segunda quinzena.

A loja Taco, localizada no Shopping Tambiá, já vem recebendo alguns clientes à procura de calças jeans, bermudas e camisas polos. Segundo o vendedor Janderson da Costa, apesar da maioria dos consumidores preferir deixar as compras para o mês de dezembro, o movimento da loja já está bem aquecido desde o início de novembro, devendo aumentar ainda mais com o início da segunda quinzena do mês.

“As expectativas para este Natal são as melhores possíveis. A loja deve começar um treinamento em breve com novos funcionários, uns dois ou três, contratados especialmente para a data. Também reforçamos nosso estoque. Normalmente, recebemos semanalmente de 20 a 30 volumes, mas ontem a entrega já foi de 45 peças”, contou.

O levantamento do Ifep apontou ainda que o percentual de intenção de compra na primeira quinzena de dezembro deve liderar com 38,64%. Já com relação ao período de 15 a 24 de dezembro, o índice chega a ser menor que o referente a novembro, tendo sido calculado em apenas 21,02%.

“Estamos muito otimistas para o feriado e para o fim do mês, que é quando normalmente o fluxo aumenta. Também aguardamos mais cinco pessoas para reforçar nossa equipe”, explicou a gerente da loja O Boticário do Shopping Tambiá, Lylyane Marques, que diz estar trabalhando com uma meta de vendas de 30% sobre o Natal do ano passado.

Lá, o cliente pode encontrar uma vasta variedade de produtos focados especialmente na data. São kits de perfumes, sabonetes e hidratantes, entre outros itens, em embalagens especiais no formato de caixas de panetone. “Estamos oferecendo nossa linha em embalagens especiais, incluindo aí produtos que já saíram de linha e estão voltando especialmente por causa do Natal ou algum item que não vendíamos separadamente. Temos também cartões para ajudar na escolha do presente para o amigo secreto”, detalhou.

Apesar de não ser uma prática muito comum entre os consumidores, comprar com antecedência permite que o interessado analise calmamente as opções disponíveis no mercado, faça pesquisa de preço e possa adquirir o item que deseja sem maiores dores de cabeça.

“A mídia reforça muito isso e algumas pessoas já estão seguindo essa orientação. Se a pessoa vai procurar o presente na véspera, acaba levando qualquer coisa pelo preço que cobrarem, sem contar com o grande fluxo de pessoas reunidas no comércio”, opinou o consultor de finanças pessoais Cláudio Rocha.

Na loja de calçados Arezzo, os consumidores parecem não ter tomado ainda essa atitude. “Ainda está devagar em comparação com o ano passado, mas a folga do feriado deve ajudar”, comentou a vendedora Ana Paula Nunes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp