icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Comércio varejista conta com abono para aquecer Natal na Paraíba

Com baixas vendas, lojistas buscam alívio na semana de maior volume de vendas no ano.

Publicado em 17/12/2015 às 9:00

Para aliviar as baixas vendas que o comércio varejista enfrenta em economia recessiva, a aposta dos lojistas agora é a semana que antecede o Natal, tradicionalmente a que registra mais vendas no ano. A semana coincide com o pagamento do abono natalino de várias instituições dos setores público e privado. A Prefeitura Municipal de João Pessoa paga hoje a segunda parte do 13º salário, enquanto a segunda parcela do setor público estadual (Governo do Estado, Poder Legislativo, Tribunal de Justiça e Ministério Público), além do setor privado, será paga nesta sexta-feira.

O gerente da Casa Pio do Manaíra Shopping, Jorge da Silva, conta com o abono para reaquecer as vendas. “A crise não está tão ruim quanto dizem, mas como a gente vive muito em torno do funcionalismo público, esperamos que com esse pagamento as vendas melhorem. Se pelo menos empatarmos com o ano passado, em um ano de crise, eu já considero uma grande vitória”, contou.

O presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Lopes, também aposta em um empate com as vendas de 2014. Segundo ele, que é lojista em Sousa, no Sertão paraibano. Nessa região, as vendas vêm sendo prejudicadas, além da crise, pela estiagem que está deixando a população sem água.

Em João Pessoa, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-JP), Eronaldo Maia, está mais esperançoso e acredita em crescimento de 2% em relação ao ano passado. O gerente da Hering do Shopping Tambiá, André Amâncio, afirmou que vem observando um fluxo de pessoas menor do que em 2014, mas o tíquete médio das compras aumentou. Segundo ele, a procura por presentes tem sido pequena. “A procura tem sido maior para consumo próprio, principalmente roupas brancas”, disse.

Saiba mais

Sem trégua no indicador, a Paraíba teve a segunda maior queda do país em volume de vendas do comércio varejista, com -9,6% de janeiro a outubro, ficando atrás apenas de Goiás (-10%). No país, a queda foi bem menor (-3,6%). Em outubro, a Paraíba retraiu 17,9%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp