ECONOMIA
Como ganhar dinheiro no Youtube
Plataforma possui 142 milhões de contas ativas, ficando em segundo lugar entre as plataformas digitais mais consumidas por brasileiros. Saiba como ganhar dinheiro no Youtube.
Publicado em 24/03/2024 às 14:05
O Youtube é uma plataforma de vídeo on demand, que permite o usuário acessar diferentes conteúdos em imagens, de forma gratuita, seja pelo celular ou pelo computador, a qualquer momento. Mas você sabe como ganhar dinheiro no Youtube? Com a facilidade para o consumo de conteúdos diversos em vídeo, a rede social se tornou a segunda mais acessada em todo o Brasil, em uma pesquisa divulgada ano passado pelo site TechTudo.
Conforme a pesquisa, o Youtube possui 142 milhões de contas ativas, ficando em segundo lugar entre as plataformas digitais mais consumidas por brasileiros, somente atrás do WhatsApp, que tem 500 mil usuários a mais.
Devido a esse alcance, a rede social é um meio pelo qual é possível atingir diversos públicos, possibilitando que pessoas descubram como ganhar dinheiro no Youtube e desenvolverem empreendimentos que se estabeleçam vendendo conteúdo ou até mesmo tornando os vídeos o próprio conteúdo a ser vendável.
O Jornal da Paraíba preparou uma matéria especial para mostrar a você como ganhar dinheiro no Youtube, seja pelas regras internas estabelecidas pela rede social de monetização, ou pela forma como expor o próprio produto dentro da plataforma.
Como ganhar dinheiro no Youtube
O Youtube estabelece algumas regras para que, antes de propriamente monetizar o canal na plataforma, seja possível concorrer a essa possibilidade. Ou seja, é necessário atender alguns requisitos prévios para existir a opção de monetizar o canal.
Entre esses requisitos estão:
- o tipo de conteúdo que é veiculado na rede social;
- a forma como o conteúdo é veiculado; e
- se não infringe políticas internas da própria plataforma.
O tema principal do canal e dos vídeos são analisados, quais os tipos de vídeos mais assistidos, o conteúdo dos vídeos mais recentes publicados, a proporção de tempo de exibição nas telas e a qualidade dos títulos, miniaturas e descrições do canal.
Atendendo a esses critérios, é possível o Youtube saber que a página e a pessoa por trás do canal não está criando algo que contradiz as próprias regras de funcionamento interno da plataforma, estabelecidas nas políticas do Youtube.
Quantos inscritos precisa para ganhar dinheiro no Youtube
Uma vez estando apto para entrar com o pedido de monetização do canal, ainda há outras regras a serem seguidas pelos usuários que desejam ganhar dinheiro no Youtube. Isto é, etapas necessárias que precisam ser atingidas para a solicitação final antes da monetização.
De acordo com o próprio Youtube, para ganhar dinheiro na plataforma, uma dessas regras é ter no mínimo mil inscritos na plataforma para poder ganhar direito à monetização.
Além disso, há também outros objetivos a serem atingidos para saber como ganhar dinheiro no Youtube. Dentre eles, estão:
- Ter mais de 4 mil horas de exibição acumulada em todos os vídeos;
- Fazer a autenticação de dois fatores na conta vinculada ao canal;
- Não ter ferido nenhuma diretriz interna do Youtube.
Regras para saber como ganhar dinheiro no Youtube
Existem diferentes formas de ganhar dinheiro no Youtube e monetizar o canal na plataforma. Além das regras do mínimo de inscritos, a qualidade dos conteúdos criados e o não ferimento das diretrizes internas, existem categorias diferentes para receber dinheiro. Com o canal monetizado, pode-se receber a partir das publicidades que são veiculadas em vídeos, que é a maneira clássica de rentabilizar dentro do Youtube. No entanto, há outras formas. Veja abaixo.
- Criar um clube do canal: pessoas que gostam de consumir o conteúdo que está sendo produzido, podem assinar o clube do canal por meio do Youtube, para receber vantagens exclusivas;
- É possível lucrar também com o "superchat", quando os usuários participam de lives com comentários pagos, podendo enviar qualquer valor para o dono do canal;
- Também é possível criar uma loja oficial de produtos do canal na plataforma, para vender o que interessa;
- A partir do Youtube Premium, todas as contas monetizadas recebem um valor específico e proporcional sobre o pagamento dos usuários desse serviço.
Comentários