ECONOMIA
Comporte-se na web
Empresas que analisam perfil de candidatos nas redes sociais é cada vez mais comum. Consultores aconselham a evitar exposição demasiada.
Publicado em 08/02/2012 às 6:30
As redes sociais têm se tornado cada vez mais uma importante ferramenta para profissionais das mais diversas áreas, desde os grandes empresários até o trabalhador autônomo. O Twitter e Facebook têm ganhado cada vez mais adeptos e colocaram o Brasil entre os principais países com o maior número de usuários do mundo. Mas, quando o assunto é mercado de trabalho é preciso ficar atento ao uso que fazemos das redes sociais.
Segundo dados do site de estatística semiocast.com, o Brasil é o segundo país do mundo em número de usuários do Twitter, com 33,3 milhões de pessoas. Já o Facebook, de acordo com o site de pesquisas (www.socialbakers.com), o país ocupa a quarta colocação, concentrando mais de 37,9 milhões de usuários.
Com tantas pessoas conectadas, as vantagens e desvantagens oferecidas nas redes sociais podem ajudar na carreira profissional ou até mesmo ser um problema a mais para dificultar as chances no mercado de trabalho. Tudo isso vai depender do uso que as pessoas fazem desse espaço e dos conteúdos publicados.
Com a popularidade das redes sociais cada vez mais alta, as empresas passaram a analisar o perfil dos empregados ou dos que pleiteiam um cargo para saber como se comportam os seus funcionários através dos conteúdos e conversas disponíveis nas redes sociais.
A consultora de recursos humanos Maria Helena Morais aconselha aos profissionais a não se expor demais na internet e usarem as páginas dos seus perfis de maneira positiva. “Além do currículo, as empresas fazem uma verdadeira investigação na vida dos profissionais por meio da internet. Muita gente vem cheia de artifícios para as entrevistas, mas nas redes sociais sempre tem um pouco da personalidade da pessoa”, disse.
De acordo com a consultora, muitos usuários de redes como Orkut, Facebook e Twitter publicam conteúdos inapropriados na internet e mostram uma imagem negativa. “Todo mundo tem um lado obscuro, mas a pessoa pode se mostrar como ela é até certo ponto. Principalmente em situações constrangedoras, como bebedeiras, fotos sensuais e escrever com erros de português. Com atitudes assim, as pessoas acabam se denunciando e dando margem para que os outros as interpretem do jeito que quiserem”, ressaltou.
O advogado e especialista em Direito do Trabalho e Informática, Pedro Reginaldo Gomes, alerta que uma postagem negativa do usuário que trabalhe para uma determinada empresa sobre o que acontece no ambiente de trabalho pode gerar uma demissão. “Se o que for exposto na rede deixar a empresa com imagem negativa, o empregador pode demitir o funcionário por justa causa. E se a situação divulgada na postagem não for verdadeira, a pessoa pode ser processada por calúnia”, explicou. O advogado reforça que qualquer assunto relacionado ao ambiente profissional deve ser tratado com o chefe e os colegas de trabalho e não expostos na internet. (Especial para o JP)
Comentários