ECONOMIA
Compra da ceia de Natal movimenta supermercados na PB
Movimento nos supermercados é intenso nos dias que antecedem o natal e a expectativa é um crescimento de 10% no faturamento.
Publicado em 22/12/2011 às 6:30
As compras de última hora para a ceia de Natal deverão garantir também o aumento do faturamento dos supermercados na Paraíba. Ontem, segundo a Associação de Supermercados da Paraíba (AS-PB), o movimento já começou a aumentar e a expectativa é que a partir de hoje o faturamento decole, com maior pico entre a sexta-feira e o sábado (véspera de Natal).
Segundo o presidente da AS-PB, Cícero Bernardo, o movimento nos estabelecimentos já está mais intenso e a maior procura é mesmo pelos produtos sazonais. “Com base na nossa experiência dos anos anteriores, os dias mais próximos do Natal são os que os supermercados têm o maior pico de faturamento.
Esperamos um crescimento de cerca de 10% nas vendas, em comparação com dezembro do ano passado”, afirmou.
Mesmo esperando o maior movimento apenas para quinta-feira, desde o início desta semana alguns estabelecimentos já perceberam um crescimento na quantidade de consumidores comprando produtos como vinhos, aves, queijo do reino e panetones. “Já notamos uma movimentação maior nas lojas, principalmente na procura pelos produtos sazonais”, afirmou o gerente de compras da Rede BeMais Supermercados, Joseci de Andrade.
Para atender à demanda, algumas empresas já resolveram ampliar o horário de funcionamento na quinta e na sexta-feira, dias que antecedem a véspera de Natal. No grupo Pão de Açúcar, por exemplo, os supermercados Extra irão abrir as portas no dia 23 às 7h e fechar apenas no dia 24 às 19h. A previsão da companhia é aumentar as vendas em até 30% em produtos como espumantes e em 20% em vinhos e frutas secas.
De olho nos consumidores que preferem comprar os produtos para a ceia natalina o mais próximo possível da noite da véspera de Natal, os supermercados da Rede BeMais, em João Pessoa, também terão horário ampliado na quinta e na sexta-feira, ficando abertos por mais uma ou duas horas (a depender da loja) que em dias normais. “Temos duas lojas que vão abrir às 7h e fechar somente às 21h e outras, que normalmente fecham às 19h, ficarão abertas até as 20h”, informou Joseci de Andrade.
A gerente administrativa dos supermercados Rede Compras, em Campina Grande, Ana Kenia Pereira, comentou que os consumidores que deixarem as compras para a véspera de Natal podem conseguir preços mais baixos, mas por outro lado correm o risco de não encontrar mais nas prateleiras os produtos desejados. “Às vezes, quando vai chegando as últimas horas antes do Natal alguns produtos têm os preços rebaixados, mas o risco é não conseguir mais encontrar os produtos”, frisou.
Comentários