ECONOMIA
Consumo de energia eletríca fica estável no primeiro trimestre
Apesar de conta de luz mais cara, consumidor paraibano manteve consumo nos mesmos patamares de 2014.
Publicado em 23/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 13:36
Mesmo com o peso maior na conta de luz este ano, o consumo de energia elétrica na Paraíba ficou estável no primeiro trimestre sobre igual período do ano passado. No país, o consumo caiu 1,8% no mesmo período.
As classes industriais (-0,10%) e de serviço público (-0,08%) foram as únicas que apresentaram pequena redução no consumo em quilowatt. Os demais setores apresentaram crescimento no consumo. Segundo a gerente de faturamento e arrecadação do Grupo Energisa, Maria do Socorro Evangelista, a população ainda não entendeu que precisa economizar para evitar gastos no orçamento e prejuízos ambientais.
“Por mais que o governo federal faça campanhas para economizar energia, as pessoas ainda não se conscientizaram. Mas acredito que a tendência é que isso mude nos próximos meses, principalmente quando chegar o reajuste da Energisa Paraíba, anunciado no mês de agosto”, frisou.
A gerente de arrecadação lembrou que há algumas formas do consumidor abater os gastos com energia elétrica, além de vigiar o consumo dentro de casa. Uma delas é participar da Conta Cidadã, que troca objetos recicláveis como papel e plástico por reais. Há vários postos de coleta espalhados no Estado e as informações estão no site da Energisa.
Além disso, ainda existe o Programa de Baixa Renda da Energisa, que seleciona comunidades carentes que tenham pouca incidência de “roubo” de energia elétrica e doa geladeiras novas, além de trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes. “Tudo isso com o objetivo de economizar energia elétrica”, salientou.
Maria do Socorro Evangelista acrescentou que o período do verão (janeiro, fevereiro e março) é também difícil reduzir o consumo porque equipamentos como ventilador e ar condicionado é bastante usado.
Faturamento de energia cresce 18%
O faturamento do Grupo da Energisa Paraíba, que abrange 216 municípios das 222 cidades da Paraíba, alcançou R$ 1,2 bilhão em 2014, o que representa uma alta de 18% sobre o ano anterior. Já na Energisa Borborema a alta ficou pela metade (9%) no mesmo período, segundo dados do relatório anual divulgado pelo Grupo Energisa.
Para a gerente de faturamento e arrecadação do Grupo Energisa, Maria do Socorro Evangelista um dos fatores que contribuíram para este crescimento foram os reajustes aplicados no ano passado. O índice de aumento na conta de luz na Energisa Borborema foi de 5,5%, enquanto a Energisa Paraíba chegou a 20,83%. Vale lembrar que o reajuste médio deste ano na região da Borborema (em fevereiro) foi de 39%. A alta da Energisa Paraíba, terceira maior receita do grupo (com 14 distribuidoras), ocorrerá somente em agosto.
Comentários