icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Copa do Mundo deve elevar feriados facultativos

Feriados, pontos facultativos e jogos da Copa podem desaquecer vendas e gerar prejuízos devido ao grande número de dias parados.

Publicado em 07/01/2014 às 6:00

Em 2014, teremos 16 dias feriados nacionais e pontos facultativos (feriados brancos), sendo que 12 deles cairão em dias úteis, segundo o Diário Oficial da União divulgado ontem. Isso sem falar nos dias dos jogos do Brasil, pela Copa do Mundo, que somente em junho já tem partidas agendadas nos dias 12, 17 e 23. Se por um lado os dias parados representam prejuízos de até 5% no faturamento anual de determinados segmentos, para outros, como o setor hoteleiro, há aumento de receita de pelo menos 6%.

“Cada dia fechado gera perda para o comércio. As empresas que não abrem sábado nem domingo têm 240 dias úteis no ano e 12 dias fechados representam 5% de perdas no faturamento anual”, afirmou o presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Álvaro Morais. De acordo com ele, as empresas que funcionar no feriado deve pagar um abono ao funcionário, mais uma folga. Ele salientou que em Campina Grande o comércio não pode abrir nos dias 1º de janeiro, 1º de maio, nem 25 de dezembro.

O presidente da Câmara dos Dirigente Lojistas de João Pessoa(CDL-JP), Eronaldo Maia, também concordou que os feriados nacionais e brancos desaquecem o setor e cada lojista deve avaliar se compensa abrir as portas dos estabelecimentos, já que algumas datas não levam clientes ao comércio.

“Às vezes não compensa funcionar em certos feriados. Mas de acordo com o dissídio coletivo da categoria, na grande João Pessoa, o empresário pode atender seus clientes em qualquer data, contanto que pague o dia trabalhado e dê mais uma folga”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, explicou que uma das formas de minimizar o impacto negativo nas indústrias nos feriados é trazer a folga obrigatória do trabalhador que cair no meio de semana, para uma sexta-feira ou segunda-feira. Isso para que o corte na produção não seja tão brusca. “Trazer um feriado para sexta-feira, por exemplo, é melhor por causa do desligamento de máquinas e quebra do ciclo produtivo”, disse.

Buega Gadelha destacou que é contrário à transferência de algumas datas, porque ele prefere respeitar o valor histórico de acontecimentos importantes do país. E mesmo alterando o feriado dos funcionários para um dia próximo do fim de semana, Buega destacou que há gastos com horas extras, cujos gastos podem ser compensados com o Banco de Horas das indústrias.

Se alguns setores perdem com os dias parados, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Inácio Júnior, disse que principalmente os famosos “feriadões” (que emendam o fim de semana mais uma sexta-feira ou segunda-feira) incrementam o faturamento dos empresários do setor.

“Quanto mais feriado melhor para o setor. É tudo de bom, porque representa mais lucro. Se em um feriado normal a ocupação é de 70%, em um feriadão chega a 100% na nossa rede hoteleira. Este ano, o setor vai faturar mais pelo menos 6% por causa da Copa do Mundo e da conclusão das obras do Centro de Convenções, que trarão mais mais turistas”, comemorou Inácio Júnior.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB), Marcos Mozzini, afirmou que o desempenho no segmento fica equilibrado com o campeonato mundial de futebol e os feriados.

“Nos feriadões os paraibanos viajam e o pessoal de Recife e Natal vêm para cá, então não há perda nem ganho. Quando o dia parado cai no meio de semana, o pessoal gasta no feriado, mas consome menos no fim de semana porque não tem mais dinheiro. Então as coisas ficam equilibradas”, explicou.

Segundo ele, somente em datas comemorativas como Dia das Mães e Natal há incremento no setor.

FERIADOS, PONTOS FACULTATIVOS E JOGOS DA COPA

São feriados nacionais, em 2014, as seguintes datas:

1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)

São considerados pontos facultativos os dias:

3 de março – segunda-feira de carnaval
4 de março – terça-feira de carnaval
5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
12 de junho – Jogo entre Brasil e Croácia (quinta-feira)
17 de junho – Jogo entre Brasil e México (terça-feira)
23 de junho – Jogo entre Brasil e Camarões (segunda-feira)
28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp