ECONOMIA
Corpo de Bombeiros vai cobrar taxa de vistoria
Taxa vale para firmas ou pessoas físicas.
Publicado em 06/03/2013 às 8:00
Os estabelecimentos comerciais da Paraíba que precisam receber vistoria do Corpo de Bombeiros para obter licença de funcionamento agora têm de pagar uma taxa para receber o serviço. Essa decisão está em vigor desde a última sexta-feira, após publicação no Diário Oficial do Estado. A taxa é direcionada ao cadastramento de firmas ou pessoas físicas, análise e aprovação de projetos contra incêndio, vistoria de prevenção e perícias de incêndio.
Também está definido o valor para cada atividade desempenhada. A taxa de serviço será cobrada de acordo com a variação da Unidade de Referência Fiscal do Estado (UFR-PB), calculada pela Secretaria de Estado da Receita. Se a vistoria executada pelo Corpo de Bombeiros for destinada a profissionais autônomos, o valor está fixado em 3 UFR-PB, o que corresponde a uma média de R$ 105,00. Já se o serviço for prestado para empresas, o valor sobe para 6 UFR-PB, R$ 210,00. A fiscalização precisa ser renovada todos os anos.
Além das residências particulares, estão fora da Lei Estadual de nº 9.625 que regulamenta a cobrança pelo serviço, prédios de órgãos públicos do Estado e municípios que precisem receber vistorias para prevenção e controle de incêndio. De acordo com major Lucas Severiano, comandante do 2° Batalhão de Bombeiros Militares, em Campina Grande, o pagamento dessa taxa será muito importante para a corporação investir em equipamentos e melhorar o seu atendimento. “Com o pagamento dessa taxa, nós poderemos criar um fundo importante para o Corpo de Bombeiros e comprar novos equipamentos para as corporações".
Comentários