ECONOMIA
Correios vão retomar franquias e edital deve sair no 2º semestre
Expectativa da empresa é que o lançamento do edital de licitação definitivo ocorra no segundo semestre deste ano.
Publicado em 04/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 12:11
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Paraíba (ECT) irão expandir o número de franquias em todo o país. A expectativa da empresa é que o lançamento do edital de licitação definitivo ocorra no segundo semestre deste ano. Antes disso, no dia 28 será realizada, em Brasília, a audiência pública para discutir a proposta de edital da nova licitação de agências franqueadas. Na ocasião serão ouvidas sugestões da sociedade. A ECT na Paraíba informou que, com base no último edital, os investimentos de uma franquia no Estado variam de R$ 89,5 mil a R$ 219 mil.
Em 2011, oito franquias assinaram contrato em toda a Paraíba, sendo sete em João Pessoa e uma em Campina Grande. A minuta do edital de licitação e outras informações, como o projeto básico com o guia de orientações sobre o modelo de franquia, tabela de produtos, serviços e remunerações para a agência franqueada, já podem ser consultadas pelos interessados na página dos Correios na internet, no endereço. Clique aqui para ver.
Segundo os Correios da Paraíba, tomando como exemplo o edital publicado em 2011, o interessado em ser dono de uma franquia dos Correios do Estado deverá realizar investimentos compatíveis com o tamanho da agência licitada. A estimativa de investimento para uma unidade de um guichê é de R$89.549,66. Este valor pode chegar até R$ 219.191,30 para uma unidade de seis guichês, excluído desse valor a Taxa Inicial de Franquia e o valor estimado do Kit Inicial necessário para o início das operações da agência.
O processo é destinado exclusivamente a pessoas jurídicas de direito privado, não sendo permitida a participação de consórcios, ou ainda das pessoas jurídicas que apresentem pelo menos uma das restrições listadas no edital. Para participar da licitação, o interessado deverá disponibilizar um imóvel para instalação da agência e concorrer no item em cuja “Região Alvo” esteja localizado. No Brasil existem cerca de 1,1 mil lojas postais.
Comentários