ECONOMIA
Cresce demanda por sabão em pó
Alta foi um reflexo da mudança de hábitos do consumidor nordestino; aumento no uso de máquinas de lavar pode ter influenciado.
Publicado em 29/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:03
O consumo de detergentes em pó cresceu 18,4% no Nordeste, em 2012, (acima da média nacional de 14,9%). A alta foi um reflexo da mudança de hábitos do consumidor nordestino.
Em 2009, 65,2% dos usuários de sabão em pó lavavam as roupas à mão e, no ano passado, este percentual caiu para 48,8%. Com mais gente usando a máquina de lavar - que gasta, em média, 8kg a mais do produto, se comparado ao método mais antigo -, as perspectivas de negócios, de acordo com o diretor de Sabão em Pó da Unilever Brasil, Robert Heins, são as melhores e, por isso, a empresa deverá expandir neste mercado.
"O IPI [Imposto Sobre Produto Industrializado] reduzido para produtos da linha branca, que inclui máquinas e tanquinhos, ajudou a elevar os números, principalmente, nos últimos dois anos. Daqui para frente, a região ainda deve continuar crescendo em termos de automatização do processo de lavar roupas, pois no Nordeste apenas 21,5% dos lares possuem máquina automática. Nada indica redução da demanda", comentou.
De acordo com a gerente de marketing das marcas Ala, Surf e Brilhante, Yasmine Antacli, o 'fenômeno' de inclusão das máquinas de lavar na rotina do consumidor acontece em todo país, no entanto ele é bem mais acelerado no Nordeste. "Este é outro ponto que reforça a tendência. Por conta disso, investimentos em ações que aproximem a marca do cliente e, recentemente, incluímos uma nova fragrância e novos tamanhos", acrescentou.
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