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ECONOMIA

Custos definem o valor da mercadoria

Para determinar o preço de um produto, comerciante deve estudar quanto custaram a produção e a disponibilização ao cliente.

Publicado em 18/03/2012 às 8:00

Mesmo precisando levar em consideração aspectos de mercado, como concorrência e poder de compra dos seus clientes, a determinação dos preços é feita essencialmente pelo seu fator financeiro. Para chegar ao preço cobrado aos consumidores, é preciso fundamentá-lo por intermédio dos custos que envolvem sua produção e dos custos para levá-lo até as mãos dos clientes.

Toda empresa deve conhecer, primeiramente, qual o limite que tem para os seus custos fixos, aconselha o consultor Roberto Braga. Segundo ele, a pergunta a ser feita é: "Quanto se pode pagar por aluguel, mão de obra, energia, seguro... pelo que não varia de acordo com a produção?".

O custo de um produto é resultado da soma do que é gasto especificamente para sua produção com os gastos para o funcionamento de toda empresa. É na divisão dos custos de produção que reside o complicador para a definição dos preços.

Auto do livro 'Gestão da Gastronomia' pela editora Senac São Paulo, Roberto Braga exemplifica a peculiaridade deste rateio.

"Em um restaurante, como repassar o custo do salário de um cozinheiro para um filé ou para um tomate que ele prepara?", indaga.

Todo empreendedor deve conhecer a margem de contribuição que seus produtos têm para a empresa. A pergunta a ser respondida não é "quanto lucro determinado produto dá". Mas sim "qual a contribuição dele para pagar as contas?".

Este percentual recebe o nome de margem de contribuição que levará o empreendimento a enxergar seu ponto de equilíbrio. "O empresário precisa saber o quanto seu produto contribui para o pagamento dos seus custos e o quanto poderá ter de lucro com cada um deles", destaca Braga.

Para chegar até ele, é fundamental entender tecnicamente como as contas da empresa funcionam. O caminho até os preços demanda estudo e a empresa deve ter embasamento para tomar as decisões.

Não há receitas prontas na contabilidade de custos. Trabalhar com os preços é buscar sempre o "ponto de equilíbrio" da empresa, até onde deve-se amortizar as dívidas e onde chegar para evitar o prejuízo. O importante é saber que este é um processo contínuo, demanda trabalho e análise constantes. Como tudo na vida, todo lucro também tem um preço.

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Jornal da Paraíba

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