ECONOMIA
Declaração online do Imposto de Renda tem nível de segurança elevado
A partir desta sexta (25), as contas que tiverem nível bronze de segurança não poderão mais acessar o portal para preenchimento da declaração online.
Publicado em 24/02/2022 às 13:23 | Atualizado em 18/04/2023 às 16:27
A declaração online do Imposto de Renda, aquela que pode ser feita sem baixar o programa do IR no computador, vai exigir níveis de segurança prata ou ouro na conta gov.br em 2022.
A declaração online é feita pelo portal e-CAC, que reúne os serviços digitais da Receita Federal. A partir desta sexta (25), as contas que tiverem nível bronze de segurança, o mais básico, não poderão mais acessá-lo. As contas gov.br são divididas em "ouro", "prata" e "bronze". O padrão ao entrar no serviço é ter o acesso "bronze". No site da Receita Federal você confere como subir o nível.
Segundo a Receita, a mudança vai ampliar o acesso a serviços que hoje só podem ser feitos com certificado digital.
As pessoas físicas que declaram imposto de renda também podem acessar o e-CAC com o código de acesso, como se fosse uma "conta exclusiva" do portal, além da conta gov.br.
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (ano base 2021) começa em 7 de março e vai até o dia 26 de abril.
Comentários