ECONOMIA
Declarações na malha sobem para 6,1 mil
Receita prevê que até a próxima segunda-feira (7), cerca de 8 mil paraibanos devam ter problemas em suas declarações.
Publicado em 03/05/2012 às 6:30
A Receita Federal já encontrou problemas em pelo menos 6,120 mil declarações de contribuintes paraibanos do Imposto de Renda Pessoa Física. O número foi divulgado no final da tarde de ontem pelo órgão, que está analisando um total de 249,061 mil declarações que foram entregues na última segunda-feira.
A Receita prevê que este número deve chegar a 8 mil até a próxima segunda-feira, data em que a Receita espera ter quase a totalidade declarações processadas.
Segundo o auditor da Delegacia da Receita Federal em João Pessoa, Adalberto Farias, deverá estar próximo de ser totalmente contabilizado até a próxima semana. “Os atrasados ainda estão enviando as declarações e nosso programa está analisando as declarações. É possível que o número de contribuintes na malha fina chegue próximo a 8 mil neste ano”, relata o auditor.
Já o delegado da Receita Federal na Paraíba, José Honorato, alerta os contribuintes paraibanos para que observem a situação da sua declaração na página da Receita na internet. Na opção Extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), quem declarou imposto de renda poderá verificar se há conflito com as informações prestadas, após realizar um cadastro para ter código de acesso.
“Se ver que informou algo errado e quiser corrigir, basta enviar uma declaração retificadora com as novas informações. Mas se achar que está certo sobre aqueles dados, basta esperar ser chamado pela Receita”, explica o delegado.
O prazo máximo da Receita para contestar uma declaração é de cinco anos. Mas a convocação geralmente acontece nos primeiros meses do ano seguinte, segundo José Honorato.
“Depois que a Receita convocar formalmente o contribuinte para prestar esclarecimentos, não será mais possível retificar as informações prestadas”, alerta.
CALENDÁRIO
Quem declarou já nos primeiros dias do prazo possivelmente receberá sua restituição já no dia 15 de junho, data da liberação do primeiro lote. Idosos têm preferência.
Comentários