ECONOMIA
Demanda das empresas por crédito cai no 1º semestre
Pesquisa divulgada pela Serasa Experian mostra que este foi o pior resultado para o período desde 2009.
Publicado em 18/07/2012 às 6:00
A demanda das empresas por crédito caiu 0,7% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2011, segundo pesquisa divulgada ontem pela Serasa Experian. Foi o pior resultado para o período desde o primeiro semestre de 2009, ano da crise internacional, quando a retração ficou bem acima, em 6,7%.
Em junho, houve recuo de 7% frente ao resultado no mesmo mês do ano passado e de 8,7% ante o mês de maio.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho "esteve atrelado ao baixo dinamismo da atividade econômica doméstica e ao quadro de incertezas mais elevado, tendo em vista o agravamento da conjuntura financeira internacional".
As micro e pequenas empresas puxaram para baixo a busca das empresas por crédito, recuando 1,4% neste primeiro semestre de 2012.
Já as médias e grandes empresas expandiram as suas demandas por crédito em 10,9% e 15,5%, respectivamente, durante o primeiro semestre de 2012 frente ao mesmo período do ano passado. "Da mesma forma como ocorreu em 2009, o agravamento do quadro externo está fazendo com que as médias e grandes empresas acabem procurando crédito nas fontes tradicionais domésticas", diz a Serasa em nota.
Comentários