ECONOMIA
Dentro das muralhas de Nova Jerusalém
A 180 quilômetros de Recife, Nova Jerusalém fica em Fazenda Nova, distrito municipal de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuc.
Publicado em 24/02/2013 às 8:00
Um espetáculo a céu aberto onde é permitido ao público reviver a história milenar do homem mais conhecido do mundo. É o que propõe a Paixão de Cristo encenada anualmente em Nova Jerusalém. Em março, a cidade teatro deve receber aproximadamente 70 mil turistas durante os nove dias de exibição do espetáculo que já se tornou tradição na Semana Santa.
A 180 quilômetros de Recife, Nova Jerusalém fica em Fazenda Nova, distrito municipal de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, e foi construída como réplica da cidade de Jerusalém, onde Jesus Cristo viveu seus últimos dias.
O primeiro espetáculo encenado no maior teatro ao ar livre do mundo aconteceu em 1968, quando Nova Jerusalém foi inaugurada. De lá pra cá, 45 edições da Paixão de Cristo já foram encenadas no local. A cidade teatro possui 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma.
A Paixão de Cristo conta a história dos últimos dias Cristo começando pelo “Sermão da Montanha” e encerrando com a sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. A peça, que se desenrola em nove palcos plateias que são réplicas de palácios, templos e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás, tem a participação de mais de 500 atores e figurantes.
Em 2012, o espetáculo reuniu mais de 75 mil pessoas de 22 estados brasileiros e 12 países do mundo durante os nove dias de apresentação. Para este ano, mais de 800 peças do figurino foram renovadas. O espetáculo, que acontece de 22 a 30 de março, deve contar ainda com novos efeitos especiais.
Nesta edição, o elenco da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém conta com a participação de estrelas como Carol Castro, representando Maria Madalena, Carlos Casagrande como Pilatos e Marcos Pasquim no papel de Herodes. Jesus será interpretado pelo pernambucano José Barbosa e Maria por Luciana Lira. A direção artística é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi.
Acessibilidade
Para o turista estrangeiro, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, entidade que realiza o espetáculo, vai disponibilizar, a partir deste ano, equipamentos que permitirão ao espectador acompanhar a peça teatral ouvindo o áudio em inglês. A STFN também oferece facilidades para os deficientes visuais e auditivos. Como já aconteceu nos anos anteriores, na primeira apresentação da temporada, será oferecido serviço especial de áudio descrição que permite que deficientes visuais acompanhem a encenação. O mesmo acontece com os deficientes auditivos que têm à disposição tradutores que descrevem o texto do espetáculo em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Comentários