icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

DER volta atrás e reajuste de passagem é suspensa

Cancelamento do reajuste das tarifas em transportes intermunicipais, foi determinado pelo governador Ricardo Coutinho.

Publicado em 24/02/2012 às 6:30


O reajuste de tarifas do transporte intermunicipal na Paraíba, que entraria em vigor ontem, foi revogado pelo Governo do Estado antes mesmo que as empresas realizassem a elevação de preços. A medida que anula o aumento foi tomada por unanimidade em reunião extraordinária do Conselho Executivo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.

O aumento, que iria variar de 5% a 9%, valeria para as passagens de ônibus urbanos, rodoviários e para a balsa que faz a travessia Cabedelo/Costinha e seria o segundo no período de apenas seis meses, já que o último aumento foi autorizado em agosto do ano passado.

Segundo o diretor superintendente do DER, Carlos Pereira, o cancelamento do reajuste foi determinado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) porque os percentuais autorizados estavam acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No período de agosto de 2011 (data do último aumento) a fevereiro de 2012, o IPCA ficou em 2,74%.

“É uma recomendação do governador que nenhum reajuste seja realizado acima do índice da inflação. Por este motivo, vamos nos debruçar sobre as planilhas de custos que compõem o reajuste da tarifa, aprofundar os estudos e somente depois discutirmos novamente estes índices”, afirmou.

Para efeito de reajustes das passagens, segundo Pereira, são considerados gastos como substituição de peças, deterioração dos veículos, desgaste de pneus, salários dos motoristas e fluxo de passageiros pagantes e não pagantes. “Estes custos podem ter ficado acima do índice da inflação, mas vamos estudar a melhor forma para que o reajuste não ultrapasse a inflação”, informou o diretor do DER, sem revelar, entretanto, quando deverá acontecer a próxima reunião para definição das tarifas.

Já os empresários das empresas de transportes interurbanos lamentaram o cancelamento dos novos preços. “Mesmo com o aumento de agosto do ano passado, o valor das tarifas continuou defasado e as empresas estão tendo prejuízos porque antes do reajuste de agosto tínhamos passado três anos sem alterações nos preços das passagens”, revela o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Paraíba, José Augusto Morosine.

Para a definição de novos valores de passagens, o diretor superintendente do DER, Carlos Pereira, informou que será escolhida uma data-base para que os reajustes sejam realizados anualmente, sempre no mesmo mês. “Os empresários pleitearam que este reajuste fosse realizado em fevereiro, mas percebemos que esta não era a data oportuna. Agora, além do aprofundamento dos cálculos de custos, vamos também escolher uma data-base para os reajustes”, informou.

Por enquanto, segundo Pereira, ainda não existe uma data definida para a próxima reunião sobre este tema. “Este assunto está adiado. Os estudos de planilhas serão realizados, mas ainda não sabemos quando ocorrerá o novo reajuste”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp