ECONOMIA
Descontos de liquidação em JP variam entre 10% e 79%
O ano de 2012 começou agitado para gerentes e lojistas de João Pessoa que correm contra o tempo para preparar as vitrines e baixar os preços.
Publicado em 03/01/2012 às 8:00
O ano de 2012 começou agitado para gerentes e lojistas de João Pessoa que correm contra o tempo para preparar as vitrines e baixar os preços de muitos produtos que resistiram às compras de fim de ano. Para estimular o consumo, as lojas estão promovendo saldões com descontos que variam entre 10% e 79% com a expectativa de renovar os estoques e aumentar o faturamento em média 6%, em comparação a janeiro de 2010.
Apesar do forte movimento no Centro da capital e de muitos consumidores dispostos a fazer compras, alguns lojistas ainda estão temerosos em não alcançar as metas estabelecidas, o que pode gerar demissões. “Estamos com descontos de até 60%, mas o movimento ainda está fraco e muitos dos nossos funcionários estão ociosos. Se o movimento não melhorar teremos que demitir, o que não é bom”, explica César Vale, gerente de uma loja de calçados.
Um fator que tende a incentivar o crescimento do consumo é o pacote de estímulo anunciado no início de dezembro pelo governo federal e que tem como carro-chefe a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca (fogões, máquinas de lavar, tanquinhos, geladeiras), produtos que estão em média, 20% mais baratos.
“O governo estabeleceu as alíquotas de redução do IPI, mas estamos também disponibilizando aos clientes descontos que podem chegar a 10% em cima do que já é barato e facilitando o pagamento. Nossa meta é ampliar as vendas em até 30% em comparação a janeiro de 2010”, contou Francisco Pinheiro, gerente do Armazém Paraíba no Parque Solon de Lucena.
A enfermeira Marinalva Antero, de 43 anos, passou a tarde de ontem pesquisando o preço de máquinas de lavar no comércio e saiu satisfeita com o desconto de R$ 241 que obteve na compra do equipamento. “Já tenho o hábito de guardar o 13º salário para realizar as compras nos saldões de janeiro e tem valido muito a pena. Não abro mão de pesquisar e garantir um bom negócio”, contou.
A dona de casa Simone Guilherme de Oliveira viaja todos os anos de Patos, no interior do Estado, para João Pessoa, com o objetivo de aproveitar os saldões e garantir roupas novas e sapatos para ela, o marido e os dois filhos. “Às vezes, é difícil encontrar as peças no tamanho exato, mas com paciência é possível abastecer o guarda-roupa e gastar menos da metade do que seria utilizado. se as compras fossem efetuadas na semana de Natal”, revelou.
De acordo com a medida publicada no dia 1º de dezembro no Diário Oficial da União, a redução é de 4% para zero nas alíquotas de IPI sobre o fogão e de 20% para 10% para as máquinas de lavar roupa. Além disso, o governo também reduziu o IPI sobre as geladeiras de 15% para 5% e a decisão tem surtido efeito no comércio da capital já no primeiro dia útil do ano.
Comentários