icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Descontos de liquidação em JP variam entre 10% e 79%

O ano de 2012 começou agitado para gerentes e lojistas de João Pessoa que correm contra o tempo para preparar as vitrines e baixar os preços.

Publicado em 03/01/2012 às 8:00


O ano de 2012 começou agitado para gerentes e lojistas de João Pessoa que correm contra o tempo para preparar as vitrines e baixar os preços de muitos produtos que resistiram às compras de fim de ano. Para estimular o consumo, as lojas estão promovendo saldões com descontos que variam entre 10% e 79% com a expectativa de renovar os estoques e aumentar o faturamento em média 6%, em comparação a janeiro de 2010.

Apesar do forte movimento no Centro da capital e de muitos consumidores dispostos a fazer compras, alguns lojistas ainda estão temerosos em não alcançar as metas estabelecidas, o que pode gerar demissões. “Estamos com descontos de até 60%, mas o movimento ainda está fraco e muitos dos nossos funcionários estão ociosos. Se o movimento não melhorar teremos que demitir, o que não é bom”, explica César Vale, gerente de uma loja de calçados.

Um fator que tende a incentivar o crescimento do consumo é o pacote de estímulo anunciado no início de dezembro pelo governo federal e que tem como carro-chefe a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca (fogões, máquinas de lavar, tanquinhos, geladeiras), produtos que estão em média, 20% mais baratos.

“O governo estabeleceu as alíquotas de redução do IPI, mas estamos também disponibilizando aos clientes descontos que podem chegar a 10% em cima do que já é barato e facilitando o pagamento. Nossa meta é ampliar as vendas em até 30% em comparação a janeiro de 2010”, contou Francisco Pinheiro, gerente do Armazém Paraíba no Parque Solon de Lucena.

A enfermeira Marinalva Antero, de 43 anos, passou a tarde de ontem pesquisando o preço de máquinas de lavar no comércio e saiu satisfeita com o desconto de R$ 241 que obteve na compra do equipamento. “Já tenho o hábito de guardar o 13º salário para realizar as compras nos saldões de janeiro e tem valido muito a pena. Não abro mão de pesquisar e garantir um bom negócio”, contou.

A dona de casa Simone Guilherme de Oliveira viaja todos os anos de Patos, no interior do Estado, para João Pessoa, com o objetivo de aproveitar os saldões e garantir roupas novas e sapatos para ela, o marido e os dois filhos. “Às vezes, é difícil encontrar as peças no tamanho exato, mas com paciência é possível abastecer o guarda-roupa e gastar menos da metade do que seria utilizado. se as compras fossem efetuadas na semana de Natal”, revelou.

De acordo com a medida publicada no dia 1º de dezembro no Diário Oficial da União, a redução é de 4% para zero nas alíquotas de IPI sobre o fogão e de 20% para 10% para as máquinas de lavar roupa. Além disso, o governo também reduziu o IPI sobre as geladeiras de 15% para 5% e a decisão tem surtido efeito no comércio da capital já no primeiro dia útil do ano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp