ECONOMIA
Dia das Mães deve gerar menos lucro para restaurantes no Estado
Setor na Paraíba prevê dia mais movimentado do ano, mas queda no consumo pode ter receita menor do que ano passado
Publicado em 10/05/2015 às 8:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:19
O domingo do Dia das Mães é tradicionalmente um dia de almoçar fora com a família, tanto para celebrar, quanto para manter as mães longe da cozinha e dos afazeres domésticos. Para os restaurantes é o dia de maior movimento do ano.
Embora alguns empresários estejam incertos se o movimento crescerá em relação ao ano anterior, todos estão certos de que este será o domingo mais lucrativo de 2015. “Todos os anos o Dia das Mães foi comemorado com almoços e jantares, e é claro que este ano não será diferente. A grande pergunta é se vamos conseguir superar o ano passado, e disso eu não tenho certeza”, explicou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB), Paulo Amaral. Segundo ele, as perspectivas do setor não são muito boas neste ano devido à diminuição no consumo. “Temos percebido uma diminuição no consumo e principalmente na frequência dos clientes dos bares e restaurantes. O cliente que ia duas vezes por semana agora só vai uma, o que ia uma vez por semana agora só vai uma vez por mês, apesar de serem consultas aos colegas do setor”, esclareceu. Para Paulo, é provável que não haja crescimento nas vendas do setor este ano em relação ao ano passado.
O gerente operacional do restaurante Famiglia Muccini, Ivan Araújo, também percebeu uma redução na frequência com que as pessoas procuram o restaurante. Apesar disso, ele afirmou que a casa está preparando um buffet generoso para a ocasião, com mais itens do que o habitual, e espera o maior público do ano. “O almoço do Dia das Mães e o jantar do Dia dos Namorados são os melhores momentos”.
Já o maître do restaurante Bastos Gold, José Lopes, está mais otimista e espera sim um movimento maior do que no ano passado. Segundo ele, no Dia das Mães de 2014 o restaurante atendeu 800 pessoas e a expectativa é de chegar a 1 mil. Para isso, a casa abrirá um pouco mais cedo. “O Dia das Mães é uma data recorde para nós”.
O gerente do restaurante Sal e Brasa, Israel da Silva, também prevê crescimento na procura. “Ano passado servimos pouco mais de 1.400 rodízios. Este ano esperamos atingir os 1.500. Todos os salões estarão abertos e contratamos equipe extra para o atendimento”, comentou.
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