ECONOMIA
Dia dos Namorados terá alta de só 1%
Previsão é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Paraíba (FCDL).
Publicado em 23/05/2014 às 8:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:05
Se depender das vendas do Dia dos Namorados para retomar um ritmo maior nas vendas, o varejo não terá boas expectativas.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Paraíba (FCDL) prevê que o volume de vendas na data vai seguir a tendência nacional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que espera um aumento tímido de apenas 1% nas vendas para o Dia dos Namorados em relação aos números do ano passado.
Para o presidente da FCDL, José Artur de Melo de Almeida, além das vendas fracas que vêm marcando o setor neste primeiro semestre, há a abertura da Copa do Mundo em plena data com jogo da Seleção Brasileira, e o clima econômico de baixa confiança do empresário e dos consumidores com a volta da inflação, que retrai consumo, provocado também pela alta do endividamento.
“Esses são alguns fatores que explicam as perspectivas do comércio atualmente. Tivemos um dos piores primeiro trimestre de vendas, como mostrou a pesquisa do IBGE sobre o comércio, que registrou um crescimento de apenas 2,1% na Paraíba”, declarou.
Se confirmada, a projeção será o resultado mais fraco dos últimos cinco anos e repetirá o desempenho fraco da Páscoa e do Dia das Mães.
PESQUISA NACIONAL
A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) prevê também aumento de apenas 1%. O Dia dos Namorados será comemorado em 12 de junho, data de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo.
Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a coincidência traz impactos negativos para o faturamento do comércio.
"A abertura da Copa de certa forma vai concorrer com o Dia dos Namorados. Sem contar que a maioria das cidades brasileiras funcionará em regime de meio expediente e, em São Paulo, será decretado feriado", disse Pellizzaro Junior em comunicado.
INFLAÇÃO
O presidente da confederação também aponta o cenário de aperto monetário e a inflação alta como outros fatores que afetam o faturamento do varejo.
"Além de todo esse contexto econômico, os lojistas não estão otimistas, já que não tiveram bons resultados na Páscoa e nem no Dia das Mães", disse.
O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães.
Segundo a CNDL e o SPC, os produtos mais procurados durante o período são itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, joias e bijuterias. (Com Folhapress)
INTENÇÃO DE CONSUMO
As famílias brasileiras pretendem comprar cada vez menos. Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que a intenção de consumo das famílias teve queda de 2,3% maio – mantendo a tendência de recuo registrada desde o início do ano, e alcançando o pior índice da série histórica, iniciada em 2011.
De acordo com a CNC, a queda no ritmo da intenção de consumo foi mantida pela inflação pressionada, principalmente de serviços e de alimentos, os juros altos e as incertezas sobre o futuro próximo.
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