ECONOMIA
Dia dos Pais eleva em 6% as vendas
Na semana do Dia dos Pais de 2011, as vendas do varejo tiveram alta de 8,8%.
Publicado em 14/08/2012 às 6:00
As vendas na semana do Dia dos Pais (6 a 12 de agosto) cresceram 6% em comparação ao mesmo período de 2011. Os dados nacionais são de um levantamento da Serasa Experian, que apontou ainda que no fim de semana da data, o aumento da atividade do comércio no país foi de 5,9%, enquanto no ano passado o crescimento foi de 7,2% nos mesmos dois dias. Na semana do Dia dos Pais de 2011, as vendas do varejo tiveram alta de 8,8%.
De acordo com o diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de João Pessoa, Lindembergh Vieira, a média apontada pela pesquisa não se aplica à realidade paraibana. “Ainda não temos os números exatos, mas posso dizer que esses estudos consideram muito o comércio no Sul e Sudeste do país. Quanto à Paraíba, teremos porcentagens modestas”, comenta.
Para o economista da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, apesar do crescimento deste ano ter sido menor do que em 2011, a expansão é significativa, por ser “um crescimento sobre uma base elevada”. Segundo ele, o resultado mostra um aumento gradual do consumo, que havia se retraído em função das dívidas contraídas pelos consumidores, resultando na alta da inadimplência dos últimos meses.
Como ainda estão por vir duas datas importantes para o comércio – Dia das Crianças e Natal – o economista acredita que o aumento das vendas do Dia dos Pais tem um “significado especial”, indicando uma possível recuperação do consumo ao longo do segundo semestre.
Comentários