ECONOMIA
'Dia dos Pais' não aquece vendas
Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP) esperava uma alta de no máximo 4% e o índice chegou a 3,5%.
Publicado em 20/08/2014 às 6:00
O Dia dos Pais trouxe incremento para as vendas do comércio paraibano, mas em patamares menores do que o estimado pelos empresários do setor. A Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP) esperava uma alta de no máximo 4% e o índice chegou a 3,5%. O balanço ainda não é oficial, mas muitos lojistas já fizeram as contas e perceberam que a data não foi tão promissora quanto o projetado.
Na loja de eletroeletrônico da capital paraibana Eletro Shopping, a gerente Niedja Nascimento confessou que esperava um crescimento de até 20% sobre 2013, mas o índice não foi alcançado. “Não chegamos a este crescimento. Digamos que ficamos equiparados com o ano passado. Na verdade, percebemos que o comércio este ano está registrando redução nas vendas. Até no Dia das Mães não atingimos a expectativa”, revelou Niedja.
Na sapataria Tell Passo, a subgerente Alda Dias afirmou que, apesar do bom fluxo de consumidores no período, não foi possível se chegar aos 30% de expansão esperados na receita da empresa. “O período foi muito bom, mas só tivemos 20% de aumento sobre o ano passado”, destacou.
Na Chilli Beans, a situação foi mais complicada e houve retração no período. “Nossas vendas foram inferiores às do ano passado. Fechamos no vermelho, registrando queda de 5% sobre 2013”, afirmou o gerente do local, Danilo Queiroz.
O presidente da CDL-JP, Eronaldo Maia, lembrou que este ano o comércio andou em ritmo mais lento no primeiro semestre. Um dos motivos foram os feriados do início do ano, como o Carnaval e a Copa do Mundo de Futebol. “O comércio fechava nos dias de jogos do Brasil e isso trouxe prejuízo para os lojistas. No Dia dos Pais esperávamos empatar com 2013 ou, no máximo, crescer 4%. E a alta das vendas chegou a cerca de 3,5%. Estimamos que o segundo semestre seja melhor, por causa da proximidade do fim de ano e há poucos feriados em dia úteis”, estimou.
EM CAMPINA GRANDE
Ainda impactado pelo movimento abaixo do esperado no mês de junho, o comércio de Campina Grande conseguiu incrementar as vendas no mês de agosto, em virtude do dia dos pais. Conforme o presidente da CDL/CG, Tito Motta, este ano houve um aumento estimado em 6% quando comparado ao mesmo período do ano passado, percentual considerado satisfatório pelo setor. "Como de costume, as pessoas deixaram para fazer as compras de última hora, o que tornou o movimento intenso na sexta e no sábado, mas, mesmo assim, o movimento foi bom e atendeu às expectativas", destacou. Já o presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Álvaro Morais de Barros, afirmou que aguarda o balanço oficial das vendas no comércio, mas adiantou que acredita que não houve crescimento sobre o ano anterior. “Este ano o varejo não está muito aquecido. Acredito que as vendas foram praticamente iguais às de 2013”, frisou.
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