ECONOMIA
Diretoria Executiva do Sebrae-PB toma posse em JP e quer união de forças
Novo superintendente da entidade, Walter Aguiar, revela que órgão já tem programado 102 projetos para serem executados este ano no Estado
Publicado em 03/01/2015 às 8:46 | Atualizado em 01/03/2024 às 12:46
União de forças entre 'Sistema S', governos e entidades para fortalecer a micro e a pequena empresa. Este será o lema da nova diretoria executiva do Sebrae Paraíba, cujos integrantes foram empossados na última sexta-feira (2) em uma cerimônia realizada em João Pessoa.
Na ocasião, também foi renovada a equipe do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição e os membros do Conselho Fiscal.
Eleito para o quadriênio 2015/2018, o novo superintendente do Sebrae-PB, Walter Aguiar, afirmou que para 2015 o órgão já tem programado 102 projetos atingindo as mais variadas atividades como turismo, comércio, agricultura e indústria. O orçamento da entidade para este ano é de R$ 70 milhões. “Evidente que a conjuntura econômica e a política social vai ditar também ao longo do ano a necessidade de acrescentar um ou outro trabalho. Isso vamos analisar ao longo do ano, mas o planejamento está pronto”, destacou Walter Aguiar.
Ele lembrou que a missão do Sebrae é dar competitividade ao micro e pequeno empreendedor e isso passa pela inovação tecnológica. “A tecnologia é fundamental porque ela favorece a pequena e microempresa na medida em que eles podem ter um planejamento que não era possível há 10 anos. Isso faz com que os pequenos tenham um planejamento tão importante quanto as grandes empresas”, destacou Aguiar.
O ex-superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, assumiu a função de diretor técnico. Ele falou das expectativas da nova diretoria. “A cada ciclo de uma nova diretoria temos novos horizontes e as expectativas são as melhores possíveis. O que se agrega nesta caminhada são visões inovadoras que vão chegando, mas no fundo temos uma condição maior de se fazer mais e melhor para a micro e pequena empresa. Isso porque há uma aliança forte com o governo do Estado e teremos ainda representante da Federação das Indústrias nesta gestão, sem contar com os representantes das várias entidades que compõem o conselho”, afirmou. O advogado João Monteiro da Franca Neto (Neto Franca) foi nomeado diretor de administração e finanças e completa a diretoria executiva.
O governador do Estado, Ricardo Coutinho, também prestigiou a solenidade. Ele lembrou que o governo do Estado continuará no caminho das parcerias com o órgão, que no geral foram 13 convênios e 12 contratos firmados nestes quatro anos da administração passada.“ No entanto, quero potencializar mais estas ações porque o grande tesouro da economia da Paraíba não são as grandes empresas, mas as micro e pequenas. Essas são responsáveis por mais de 70% dos nossos empregos formais e têm elevado a cada ano a taxa de sobrevivência. E, esse tesouro precisa ser estimulado e bem pensado”, declarou.
O governador acrescentou que o Estado e o Sebrae terão uma missão muito forte com relação ao turismo. “Porque precisamos profissionalizar os recursos humanos, descobrir o Litoral Norte, enfim, temos uma caminhada pela frente que será feita de forma positiva”, pontuou Ricardo Coutinho.
CONSELHO
O presidente da Fiep-PB, Francisco Buega Gadelha, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae. Ele convidou todas as entidades, membros do “Sistema S” e governos a se uniram em prol do desenvolvimento do Estado e do país, no estímulo ao pequeno negócio.
“Tenho feito nesta fase da vida um sacerdócio em favor do desenvolvimento e esta é, quem sabe, mais uma oportunidade que Deus está me dando. E só conseguiremos isso com empreendedorismo e inovação. Devemos também atuar juntos, como um verdadeiro mutirão”.
Comentários