ECONOMIA
Docas quer triplicar tancagem
Área de armazenamento de combustíveis no Porto de Cabedelo está sendo ampliada, segundo a Companhia Docasda Paraíba.
Publicado em 07/11/2012 às 6:00
Em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA, publicada na edição de ontem, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), Omar Hamad Filho, declarou que um dos fatores que podem levar ao desabastecimento de gasolina em alguns estados brasileiros está relacionado à baixa capacidade de armazenamento dos portos, incluindo aí o Porto de Cabedelo.
A respeito da declaração, o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome, explicou que o porto está promovendo uma ampliação da área de armazenamento capaz de duplicar a tancagem da Petrobrás na Paraíba. Ainda assim, ele admite que a demanda por combustíveis no Estado está altíssima, o que exige maiores investimentos.
“Cabedelo não tem limite de atracação, pois não tem fila, e temos disponíveis atualmente 26 tanques com capacidade de 64 mil m³ de combustível (64 milhões de litros). Estamos agora solicitando da Petrobras um EVTE [Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica] para redimensionar a tancagem no Porto, mudança importante devido ao aumento da frota de carros, que quase triplicou nos últimos três anos na Paraíba. Não é que o porto seja pequeno, a questão é que a demanda é muito maior que a oferta e o Porto de Cabedelo ainda tem potencial para duplicar ou triplicar sua capacidade”, explicou.
Comentários