icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Em João Pessoa, ministro anuncia redução da conta de luz para agricultores

Patrus Ananias assinou ainda um protocolo de intenções para criar o Programa Estadual de Produção de Sementes e Mudas.

Publicado em 01/06/2015 às 18:01

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, esteve em João Pessoa nesta segunda-feira (1º) para a abertura do Fórum Regional dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar no Nordeste. A solenidade ocorreu no salão nobre do Palácio da Redenção, oportunidade em que o ministro assinou dois acordos técnicos com o governo do Estado - um deles prevê isenção do ICMS para deixar a conta de luz dos agricultores paraibanos mais barata.

Já o segundo é um protocolo de intenções, firmado com a Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, que pretende criar o Programa Estadual de Produção de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar e ampliar a modalidade sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na Paraíba.

O ministro declarou que, entre dezembro de 2011 a junho do ano passado, a Paraíba recebeu, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), 219 retroescavadeiras, 218 motoniveladoras, 218 caminhões caçamba, 201 caminhões-pipa e 201 pás carregadeiras.

Durante a tarde, Ananias participou da II Reunião de Trabalho do Fórum dos Gestores Estaduais ligados a Agricultura Familiar da Região Nordeste, que tem como objetivo formular estratégias para adequar o Plano Safra e as políticas de crédito e de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) à realidade regional. O encontro segue nesta terça-feira (2), quando será editada a Carta de João Pessoa, com as resoluções tomadas pelo grupo.

MDA pretende assentar 120 mil famílias até 2018 no país

De acordo com Ananias, o plano de assentar 13 mil famílias até o fim do ano está mantido pelo Governo Federal, apesar do corte de 49,4% - que representa R$ 1,8 bilhão - na pasta do Desenvolvimento Agrário. Até o fim do mandato da Dilma Rousseff, a meta do governo passa para 120 mil famílias; ele não precisou, entretanto, quantas famílias devem ser assentadas na Paraíba.

"Vamos priorizar o assentamento rural e transformá-los em espaços produtivos. Já sentei com minha equipe e com minha experiência na gestão pública vai dar para atingir nossos objetivos", afirmou. "Vamos fazer das tripas coração para alcançarmos esse objetivo porque viver na lona não é bom para ninguém", assegurou ele.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp