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ECONOMIA

Em período de crise econômica, inovação é arma para superação

Pizzaria abriu canal direto com cliente para ouvir a sua opinião e manter as vendas acesas

Publicado em 09/06/2015 às 8:59 | Atualizado em 08/02/2024 às 12:29

Quem não deseja ser dono do próprio negócio? Deixar de ser empregado para ser patrão é o sonho de muita gente, mas isso não é nada fácil. Não basta ter dinheiro, não basta ter talento. É preciso uma série de coisas para fazer o negócio prosperar. Na segunda reportagem da série ‘Enfrentando a crise’, o JORNAL DA PARAÍBA traz histórias de empreendedores que não medem esforços para alcançar o sucesso. São inconformados por natureza – e vencedores, mesmo diante de um cenário nada positivo.

Para se manter no mercado cada vez mais competitivo e incerto, destaca-se quem busca a inovação. E disposição para isso não falta ao empresário Alex Lapas, da pizzaria Dom Georges, localizada no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Ele inovou ao abrir um canal direto com o cliente que pede pelo delivery. O feedback é feito por mensagem SMS, logo após a entrega dos produtos na casa do cliente. “Foi uma forma que encontrei para saber a opinião do nosso cliente em relação à qualidade do serviço oferecido”, declarou.

O empresário morava na Dinamarca quando recebeu o convite do irmão para tomar conta da atividade informal que funcionava na garagem de uma casa. Lapas aceitou o desafio e, com a ajuda do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), formalizou o negócio e foi em busca de novidades e qualificação. Ele não queria ser apenas mais um no mercado. A pizzaria, no início dos anos 2000, já havia funcionado com o nome atual.

Atualmente, a Dom Georges hoje conta com cinco funcionários que estão diretamente envolvidos no projeto de crescimento da empresa, segundo contou Lapas. “Meus funcionários sabem que o atendimento tem que ser bem feito. Eles recebem participação nas vendas e têm zelo com nossos clientes. Isso é fundamental para o crescimento da empresa”, comentou.

Na opinião do empresário, o principal desafio para quem monta o próprio negócio é conseguir driblar as dificuldades econômicas do país, sobretudo em períodos de cortes e ajuste fiscal como agora. “É muito imposto para pagar. É luz, água, salário de funcionário, matéria-prima, dentre outros. Está cada vez mais desafiador manter as portas abertas”, afirmou.

O sucesso do negócio ele atribui à busca constante pela inovação e à disposição para trabalhar quantas horas forem necessárias.

“Digo sempre que montar um restaurante é fácil. Me dê dinheiro que eu monto um da noite para o dia. O grande desafio é se manter no mercado competitivo e oferecer um produto de qualidade, que realmente venha a deixar o cliente satisfeito fazendo com que ele retorne”, frisou o empresário.

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Jornal da Paraíba

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