ECONOMIA
'Empreenda desde cedo' será lançado hoje em JP
Para estimular o comportamento empreendedor em crianças engenheiro paraibano cria material didático e educativo.
Publicado em 11/07/2014 às 6:50 | Atualizado em 05/02/2024 às 16:42
Em um evento de empreendedorismo realizado em Alagoas no início de maio, um dos empresários que apresentou seu negócio chamou a atenção: desenvolto, pragmático e ciente do que quer, Davi Braga criou um serviço que facilita a pesquisa e compra de materiais escolares, a List.it. O que ele tinha de diferente dos demais empresários? Davi tem apenas 13 anos de idade. Em outros países, já não é surpresa ver jovens empreendedores faturando milhões, como foi o caso de Nick D'Aloisio, criador do agregador de dados e textos Summly, adquirido no ano passado pelo Yahoo! por US$ 30 milhões.
Com adultos apegados ao ordenado mensal e com medo de arriscar uma carreira como o próprio patrão, a nova fronteira do empreendedorismo no Brasil e no mundo são as crianças e adolescentes. Enquanto a maioria ainda se esforça para passar no vestibular, outros se dedicam a elaborar produtos e serviços inovadores para melhorar a vida das pessoas e da sociedade.
Em alguns estados, o Sebrae já conta com programas específicos para jovens empreendedores, embora o estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) não cubra o espectro de empresários abaixo dos 18 anos.
Para estimular o comportamento empreendedor em crianças, o engenheiro paraibano Luciano Piquet e sua filha Déborah Piquet, em parceria com a cantora e compositora Renata Arruda, criaram um material didático e educativo composto por livro, CD e DVD. O projeto intitulado 'Empreenda Desde Cedo', que será lançado hoje à noite em João Pessoa, aborda o empreendedorismo com teoria, mas com inúmeros exemplos práticos como forma de repensar o comportamento dos jovens.
O objetivo é apresentar, de forma lúdica, as crianças ao mundo dos negócios como alternativa de ganhar a vida. “Essa é uma metodologia de ensino e consolidação do material através da música. As crianças vão ver o livro, vão escutar a música e vão gravar melhor esse conteúdo. A música é uma linguagem universal”, explica Luciano. O material será lançado hoje no Manaíra Shopping.
Segundo ele, sua filha Déborah, de apenas 11 anos, foi a responsável por escrever o livro. A jovem dá palestras sobre o tema para outros pré-adolescentes e escreve sobre o tema para outros portais, além de manter um canal de vídeos na internet.
De acordo com o engenheiro, a parceria com a cantora Renata Arruda começou com uma iniciativa dela, quando assistiu a um dos vídeos publicados. “A Renata disse que tinha interesse em produzir um disco com canções infantis e que queria a participação de Déborah. Então decidimos fazer algo voltado para o empreendedorismo, já que também tenho experiência em educação empreendedora, sustentabilidade e meio ambiente”, conta.
De acordo com o relatório Inserção do Empreendedorismo no Ensino Formal, publicado em parceria com o Sebrae, apesar de o Brasil ser um dos países mais empreendedores do mundo, os novos negócios predominantemente têm baixo impacto, pouco valor agregado, falta de inovação e menor potencial para gerar empregos. A pesquisa GEM aponta ainda que o Nordeste tem uma das menores taxas de empreendedorismo por oportunidade.
Comentários