icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

'Empreenda desde cedo' será lançado hoje em JP

Para estimular o comportamento empreendedor em crianças engenheiro paraibano cria material didático e educativo.

Publicado em 11/07/2014 às 6:50 | Atualizado em 05/02/2024 às 16:42

Em um evento de empreendedorismo realizado em Alagoas no início de maio, um dos empresários que apresentou seu negócio chamou a atenção: desenvolto, pragmático e ciente do que quer, Davi Braga criou um serviço que facilita a pesquisa e compra de materiais escolares, a List.it. O que ele tinha de diferente dos demais empresários? Davi tem apenas 13 anos de idade. Em outros países, já não é surpresa ver jovens empreendedores faturando milhões, como foi o caso de Nick D'Aloisio, criador do agregador de dados e textos Summly, adquirido no ano passado pelo Yahoo! por US$ 30 milhões.

Com adultos apegados ao ordenado mensal e com medo de arriscar uma carreira como o próprio patrão, a nova fronteira do empreendedorismo no Brasil e no mundo são as crianças e adolescentes. Enquanto a maioria ainda se esforça para passar no vestibular, outros se dedicam a elaborar produtos e serviços inovadores para melhorar a vida das pessoas e da sociedade.

Em alguns estados, o Sebrae já conta com programas específicos para jovens empreendedores, embora o estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) não cubra o espectro de empresários abaixo dos 18 anos.

Para estimular o comportamento empreendedor em crianças, o engenheiro paraibano Luciano Piquet e sua filha Déborah Piquet, em parceria com a cantora e compositora Renata Arruda, criaram um material didático e educativo composto por livro, CD e DVD. O projeto intitulado 'Empreenda Desde Cedo', que será lançado hoje à noite em João Pessoa, aborda o empreendedorismo com teoria, mas com inúmeros exemplos práticos como forma de repensar o comportamento dos jovens.

O objetivo é apresentar, de forma lúdica, as crianças ao mundo dos negócios como alternativa de ganhar a vida. “Essa é uma metodologia de ensino e consolidação do material através da música. As crianças vão ver o livro, vão escutar a música e vão gravar melhor esse conteúdo. A música é uma linguagem universal”, explica Luciano. O material será lançado hoje no Manaíra Shopping.

Segundo ele, sua filha Déborah, de apenas 11 anos, foi a responsável por escrever o livro. A jovem dá palestras sobre o tema para outros pré-adolescentes e escreve sobre o tema para outros portais, além de manter um canal de vídeos na internet.

De acordo com o engenheiro, a parceria com a cantora Renata Arruda começou com uma iniciativa dela, quando assistiu a um dos vídeos publicados. “A Renata disse que tinha interesse em produzir um disco com canções infantis e que queria a participação de Déborah. Então decidimos fazer algo voltado para o empreendedorismo, já que também tenho experiência em educação empreendedora, sustentabilidade e meio ambiente”, conta.

De acordo com o relatório Inserção do Empreendedorismo no Ensino Formal, publicado em parceria com o Sebrae, apesar de o Brasil ser um dos países mais empreendedores do mundo, os novos negócios predominantemente têm baixo impacto, pouco valor agregado, falta de inovação e menor potencial para gerar empregos. A pesquisa GEM aponta ainda que o Nordeste tem uma das menores taxas de empreendedorismo por oportunidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp