icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Empreendedorismo é opção

Investir em seu próprio negócio também é uma alternativa apontada por especialistas para quem quer fazer o dinheiro render. 

Publicado em 05/08/2012 às 6:00


Para quem não quer aplicar o dinheiro em ações ou títulos de bancos e tem aptidão para ter o próprio negócio, é possível também ter um bom retorno optando pelo empreendedorismo.

Proprietária de uma farmácia, Maria de Lurdes Rodrigues decidiu ampliar os negócios para ter mais retorno. “Tenho meu comércio, mas o salário não acompanha a inflação, então resolvi construir salas para alugar e complementar a renda do mês”, afirma. O que começou modestamente, cresceu rapidamente: as duas salas construídas no bairro do Valentina, em João Pessoa, se transformaram em 10 salas. “Todos são alugados para comércio. Só lamento não ter investido mais, porque a área valorizou bastante. Hoje, os aluguéis incrementam em 50% o orçamento da família”, diz.

O assessor de investimentos Rodrigo Guedes acredita que para abraçar o empreendedorismo, como fez Maria de Lurdes, é preciso, antes, entender o setor de atuação do futuro negócio, conhecer a demanda e a concorrência, para saber se é viável.

“No caso da compra dos imóveis na planta, tem que se analisar a forma de correção das parcelas, além de ver se não está pagando muito caro pelo imóvel nesta modalidade. É preciso ter o histórico da construtora em mãos. Para aluguel, outra alternativa são os Fundos de investimentos imobiliários, que têm um melhor retorno, além da isenção do imposto de renda no aluguel mensal”, orienta.

No caso de Renato Marques e Célia Marques, neto e avó, o retorno financeiro veio de um lugar inesperado. Renato conta que dispunha de um valor poupado para investir e, depois de alguns meses, resolveu comprar um apartamento. “Pensava em montar um Café diferenciado aqui em João Pessoa ou em investir no apartamento. Depois que fiz a compra, acabei pagando mais do que o calculado”, relatou. Foi então que Célia começou a fazer doces para o rapaz vender no trabalho. “As pessoas gostavam, então comecei a levar e, no boca a boca, os doces ficaram populares. Para mim foi um investimento menor, que surpreendeu em rentabilidade”, finaliza.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp