Empreender PB: tudo sobre inscrição e como se cadastrar

Programa Empreender PB busca incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do Estado. Inscrição deve ser feita online.

Inscrição do Empreender PB é gratuita. Foto: Divulgação.

O Programa Empreender PB, do governo do estado, atua como instrumento para oferecer à população paraibana oportunidades por meio de incentivos econômicos para a geração de emprego e renda entre os empreendedores, além de impulsionar a ampliação, modernização, abertura e/ou reativação de negócios através da concessão de crédito. O Jornal da Paraíba preparou um guia para explicar como o cadastro ou inscrição deve ser feito.

O objetivo do programa é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do Estado.

Empreender PB: como funciona

Para participar do Empreender PB, é necessário ser maior de 18 anos e ter algum projeto para abrir o próprio negócio ou até mesmo ampliar um negócio que já existe.

A partir da abertura de editais, com vagas distribuídas pelas cidades paraibanas, é possível se cadastrar para solicitar a abertura de crédito.

Boletos

O Empreender PB disponibiliza os boletos para pagamento por meio do site do programa, no endereço www.empreender.pb.gov.br. Ao acessar o site, é preciso clicar no campo “Boletos Online” e informar o número do seu CPF, visualizar o seu extrato de pagamento e imprimir os boletos que deseja pagar.

Inscrições do Empreender PB

As inscrições do Empreender PB são feitas pela internet. Podem se inscrever:

  • Pessoas físicas ou jurídicas;
  • Maiores de 18 anos;
  • Residentes na Paraíba há pelo menos 6 meses;
  • Possuir uma ideia ou projeto de abrir um próprio negócio ou ampliar um já existente.

Como se cadastrar

Os interessados devem se inscrever pelo site www.empreender.pb.gov.br.
É preciso acessar o site e se inscrever, optando pela linha de crédito que deseja se enquadrar.

Consulta protocolo

Para consultar o processo do Empreender, é necessário ter o número do protocolo e informar CPF ou CPNJ, ano de nascimento, número do endereço cadastrado e o mês de nascimento.

No site do Empreender, na parte de serviços, você vai clicar no botão “consultar processo”. E preencher as informações necessárias.

Telefone de contato

Você pode entrar em contato com o Empreender PB pelo telefone de contato: (83) 3612-9250 ou por email contato@empreender.pb.gov.br.

Linhas de crédito do Empreender PB

O Programa Empreender PB possui diversas linhas de crédito para todos os públicos. Antes de realizar a inscrição, é muito importante se alertar a linha de crédito que se encaixe em seu perfil.

Linhas de crédito pessoa física

  • Empreender Pessoa Física
  • Empreender Juventudes
  • Empreender Profissional Liberal
  • Empreender Profissional Liberal Juventudes
  • Empreender Mulher
  • Empreender Artesanato
  • Empreender Motociclista Profissional
  • Empreender Cultural (Pessoa Física)

Linhas de crédito pessoa jurídica

  • Empreender Pessoa Jurídica
  • Empreender Cooperativas
  • Empreender Inovação Tecnológica
  • Empreender Cultural (Pessoa Jurídica)

Renovação de crédito

É possível no máximo 3 procedimentos de Renovação por Pessoa Física ou Jurídica, de acordo com a disponibilidade técnica e operacional, bem como, para observância de planejamento orçamentário, financeiro e administrativo.

Edital do Empreender PB

No programa, é feita a abertura de inscrições de acordo com a divisão de regiões da Paraíba. Os editais são divulgados no site do Empreender PB.

No entanto, quando o programa libera uma quantidade de vagas, nem sempre todas as regiões estão incluídas na seleção. É preciso ficar atento às vagas disponíveis. O editais são publicados no Diário Oficial do Estado.

Quais as outras etapas?

O plano de negócios é uma das etapas obrigatórias no processo de concessão de crédito e é realizado após a capacitação. Nesta etapa, o empreendedor irá detalhar como sua empresa funciona ou como ela funcionará caso esteja iniciando um negócio.

Para verificar em qual etapa você está, é preciso consultar o seu processo conforme número de protocolo. Se você estiver na etapa de plano de negócios, é só aguardar o contato da equipe para o agendamento e a realização na modalidade presencial.

O que é a capacitação?

O curso de capacitação é uma das etapas obrigatórias no processo de concessão de crédito do programa. A etapa é realizada após a aprovação da documentação enviada na inscrição e pode ser realizado de forma online ou presencial.

Os cursos de capacitação só podem ser realizados pelos participantes do processo de concessão de crédito que estejam com status de “capacitação”  e após serem habilitados pela nossa equipe.

Na realização da etapa de capacitação serão habilitadas duas modalidades: presencial e online. Nesse caso o proponente poderá escolher apenas entre uma das duas modalidades para realizar essa etapa. Na modalidade presencial, os cursos serão ministrados pela nossa equipe, em local e data agendados. A programação dos cursos de capacitação para a modalidade presencial é disponibilizada semanalmente em nossas redes sociais. Na modalidade on-line, os cursos serão realizados no ambiente virtual, através dos links no nosso site.