ECONOMIA
Empresas paraibanas produzem jogos
Empresa paraibana desenvolve jogo voltado para educação no trânsito; game funciona como material didático complementar.
Publicado em 14/11/2012 às 6:00
Percebendo as múltiplas capacidades dos videogames, empresas de Tecnologia da Informação (TI) de João Pessoa começam a apostar no mercado dos jogos educativos. O “VRUM - Aprendendo Sobre o Trânsito” é o primeiro game comercial brasileiro voltado à educação para o trânsito. O jogo utiliza estratégia de simulação em ambiente tridimensional, colocando o jogador em situações da vida real como pedestre, motociclista e motorista.
O jogador terá que reagir às situações seguindo as regras de trânsito enquanto cumpre dezenas de missões espalhadas pelo mapa da cidade fictícia de Santa Fé. Ao finalizar o jogo, a pontuação pode ser enviada para o Ranking Online (por escola, cidade e estado) onde ficará disponível através do site da Comunidade VRUM e do próprio game.
O game funciona como material didático complementar e a criança ou adolescente joga em casa (são cerca de 8 horas de jogo). O professor pode realizar atividades em sala de aula cobrando assuntos abordados no jogo. Todo o conteúdo é baseado nas Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) especificamente para os alunos da 6ª à 9ª série do ensino fundamental.
O diretor de pesquisa e desenvolvimento da VSOFT Tecnologia, Pedro Alves, falou sobre a proposta do jogo. “Nosso objetivo com o produto é oferecer ao governo uma alternativa às cartilhas de educação para o trânsito distribuídas nas escolas, pois sabemos que as crianças de hoje são mais atraídas pelo conteúdo digital. Nós tínhamos a intenção de trabalhar com o desenvolvimento de jogos que pudessem ajudar a causar uma mudança real na sociedade, algo que trouxesse resultados práticos para os problemas de educação que temos no país”, defendeu.
Comentários