icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Encontro discute novo marco regulatório da mineração em Campina Grande

 Evento acontece nesta manhã no Senai e atividades seguem até 17h.  Proposta do Novo Marco é modernizar e impulsionar o desenvolvimento do setor no país  

Publicado em 06/05/2016 às 8:29

A cidade de Campina Grande foi o maior centro comercial de minério do Nordeste durante o período da Segunda Guerra Mundial. A importância da cidade foi tamanha que nas décadas de 40 e 50, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) instalou na cidade um laboratório de controle de qualidade e análise mineral.

Diante deste histórico, a Superintendência do DNPM no Estado da Paraíba e o Sindicato da Indústria de Extração de Minerais Não Metálicos do Estado da Paraíba (SINDIMINERAIS/PB) realizam nesta manhã (6) o I Encontro de Mineração do Estado da Paraíba. O evento acontece no Senai - Centro de Treinamento Rosiélio Gomes Porto, até as 17h.

Estão reunidos representantes dos Poderes Públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal, representantes de Empresas, Associações e Cooperativas de Mineração, além de mineradores e representantes dos Sindicatos do setor. Este encontro busca debater os rumos do desenvolvimento mineral no Brasil, em particular na Paraíba.

Ainda será discutido o Novo Marco Regulatório da Mineração (PL nº 5.807/2013), que foi proposto pelo Poder Executivo e já foi aprovado na Câmara dos Deputados, estando em análise no Senado. A proposta do Novo Marco é modernizar e impulsionar o desenvolvimento da mineração no país, mas também apresentar pontos de discussão, que têm sido alvos de maior resistência como a questão jurídica, as regras arrecadatórias e a criação de uma Agência Nacional de Mineração.

O evento é a oportunidade para troca de informações entre pesquisadores, classe empresarial e trabalhadores da mineração, com o objetivo de construir um amplo debate, não só dentre os envolvidos nas atividades de mineração, mas também com a sociedade civil discutindo soluções para impulsionar o desenvolvimento da mineração na Paraíba e no País.

HISTÓRICO

A Paraíba tem registro de mineração desde a época do Brasil colônia, com dados de descoberta de ouro na cidade de Princesa Isabel, ainda no ano de 1766. Mas foi a partir da década de 1930, com a criação de uma fábrica de cimento em João Pessoa e com a criação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que houve o verdadeiro crescimento do setor.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp