ECONOMIA
Endeavor seleciona empresários para desenvolver negócios
Entidade instala sede na região Nordeste e quer encontrar empreeendedores locais.
Publicado em 20/05/2012 às 17:19
A Endeavor, maior organização internacional de fomento ao empreendedorismo de alto impacto e que possui escritório na região Nordeste desde novembro do ano passado, busca empresários paraibanos que tenham interesse e potencial para integrar a rede de empreendedores para receber o apoio da instituição. A entidade não-governamental busca acelerar o desenvolvimento de negócios que são referência para a região onde estão instalados.
Sob a coordenação da especialista em Gestão Empresarial Juliana Queiroga, que assumiu o comando do escritório regional Nordeste (localizado em Pernambuco) há um mês, os maiores desafios do escritório para 2012 são a identificação de empreendedores nos estados Nordestinos. “A entidade veio para o Nordeste para identificar pessoas que possam auxiliar no desenvolvimento da Região. Em 2012, estamos intensificando nossos trabalhos de identificação e formação de uma rede para que possamos colocar empreendedores nordestinos em contado com o que há de melhor no nosso país quando tratamos de empreendedorismo”, comentou.
Segundo Juliana, até o momento, nenhum empresário paraibano foi identificado pela entidade para se tornar um “empreendedor Endeavor”, mas a expectativa é que empresas de todos os estados nordestinos possam se associar à entidade o mais breve possível. “Já iniciamos o processo seletivo com empresas de vários estados, a exemplo de Pernambuco, Bahia e Ceará, mas ainda não tivemos contatos de interessados na Paraíba.
Estamos pesquisando e recebendo indicações de empresas que queiram participar do processo seletivo, acredito que será uma questão de tempo para que tenhamos empreendedores interessados na Paraíba também”, comentou.
A entidade atua dando apoio aos empreendedores para um crescimento mais rápido, colocando os associados em contato com especialistas que podem prestar consultoria sobre vários aspectos da atividade empresarial. Com este suporte, o crescimento de faturamento médio das empresas que já são apoiadas pela entidade no Brasil gira em torno de 42% ao ano.
“São especialistas que estão prontos para prestar consultoria e com quem normalmente o empresário não conseguiria ter contato se não fosse via Endeavor”, comentou.
Para se tornar um empreendedor Endeavor, é preciso preencher alguns requisitos, como ter um faturamento anual entre R$ 3 milhões e R$ 50 milhões, espírito empreendedor e vontade de inovar. “Buscamos pessoas que têm aquele brilho nos olhos de quem tem entusiamo para continuar crescendo e que são referência para a comunidade em que elas atuam”, ressaltou a gestora da Endeavor na região Nordeste.
Os empreendedores que se enquadrarem no perfil buscado e tiverem interesse de se associar irão passar por uma seleção que inclui entrevistas, apresentações diante de conselheiros, um painel nacional de avaliação e ainda uma rodada internacional, na qual presidentes de grandes empresas e pesquisadores de instituições como Harvard e Stanford avaliam os interessados.
Para passar pela avaliação, os empresários podem se cadastrar no site da entidade (www.endeavor.org.br) ou ser indicados por ex-membros ou parceiros. No caso dos empreendedores nordestinos, mais informações podem ser solicitadas também diretamente à gestora regional através do e-mail [email protected].
Comentários