ECONOMIA
Energisa Paraíba lucra R$ 131 milhões
De janeiro a setembro deste ano, a Energisa Paraíba lucrou 87,9% a mais do que no mesmo período do ano passado, segundo relatório divulgado nessa semana.
Publicado em 10/11/2012 às 6:00
As empresas que investem em excelência de gestão são mais competitivas e lucram mais. Conforme estudo realizado pela Serasa Experian, as organizações industriais que utilizam o Modelo de Excelência de Gestão (MEG), disseminado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), aumentaram os lucros em 29,6%, entre 2000 e 2011, enquanto a média do setor não superou 19,9%.
Os dados da pesquisa foram divulgados durante o anúncio do 21º Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), nesta semana, do qual a Energisa Paraíba foi uma das seis organizações vencedoras no país.
De janeiro a setembro deste ano, a Energisa Paraíba lucrou 87,9% a mais do que no mesmo período do ano passado, segundo relatório divulgado nessa semana. O montante de R$ 131,5 milhões apenas reforçou a participação da concessionária paraibana, que hoje representa 44,8% do faturamento do Grupo Energisa, formado por cinco distribuidoras.
A concessionária do setor energético paraibano, que utiliza o modelo há quase seis anos, foi a única empresa do Estado e do Nordeste a vencer a premiação. Somente no terceiro trimestre deste ano, o lucro líquido da unidade que atende a 216 municípios do Estado ficou em R$ 40 milhões, alta de 67,4% sobre o terceiro trimestre do ano passado.
De acordo com o diretor presidente da Energisa Paraíba, Marcelo Silveira, as lideranças da concessionária buscaram no MEG uma forma de modernização que potencializou os resultados obtidos pela empresa.
“Fizemos uma reestruturação dos espaços físicos, diminuímos de 24 para 12 chefias com as mesmas atribuições, dividimos a região atendida pela concessionária em 20 áreas e em cada área dessa identificamos a maior liderança. A partir de então tivemos bons resultados”, afirma Marcelo Rocha.
Entre eles, enumera, está a diminuição do número de interrupções de energia de 15 para nove (ao ano), entre 2008 e 2012, da quantidade de 40 para 19 horas por ano e a redução no tempo de atendimento de 450 minutos para 220 minutos no mesmo período.
“Lógico que este tempo é muito menor na capital, mas estou falando na média considerando em cidades distantes, na área rural. Agora, somos mais ágeis. Nossos 2.150 colaboradores têm 4,98% das horas trabalhadas dedicadas para o treinamento”, conta.
Nos nove meses do ano, a Energisa Borborema lucrou R$ 21 milhões (+79,5%) e contabiliza uma participação de 5,8% no faturamento do Grupo.
O Grupo Energisa é responsável pelas unidades Energisa Sergipe, Energisa Minas Gerais, Energisa Borborema, Energisa Nova Friburgo e Energisa Paraíba.
(*A repórter Maria Livia Cunha viajou para São Paulo a convite da Fundação Nacional de Qualidade)
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