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ECONOMIA

Evento aponta integração das mídias como processo irreversível

Processo de convergência das mídias foi o tema que abriu as apresentações e debates do segundo dia do “Provende da Paraíba”.

Publicado em 31/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:12

O avanço digital está promovendo uma mudança nas mídias, levando à criação de novos canais de comunicação e à integração desses com os meios tradicionais, abrindo mais opções para os anunciantes e as agências.

O processo de convergência das mídias foi o tema que abriu as apresentações e debates do segundo dia do “Provende da Paraíba”, evento promovido pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e pelo Sindicato das Agências de Propaganda da Paraíba (Sinapro-PB), que foi encerrado ontem em João Pessoa e reuniu cerca de 200 publicitários, representantes de veículos e líderes da propaganda dos vários estados, nos dois dias do encontro.

Anunciantes como Unimed, Sesi e Fiep têm utilizado múltiplas opções de patrocínio ou anúncios oferecidos pelos veículos da Rede Paraíba de Comunicação, em formatos diferenciados nos espaços online, além da mídia tradicional, e que têm se mostrado bastante eficazes em termos da comunicação com os seus públicos-alvo.

Segundo Ricardo Oliveira, responsável pela área de Mar- keting Digital da Rede Paraíba – que é afiliada à Rede Globo, e inclui a TV Paraíba, TV Cabo Branco, Jornal da Paraíba, G1, CBN e Cabo Branco FM -, esses veículos possuem versões na internet, que não só permitem acessar os conteúdos disponibilizados em cada mídia respectivamente, como têm programação produzida especialmente para eles. “Os canais digitais já possuem vida própria”, destacou Oliveira.

Com essa convergência de mídias, a rede Paraíba mostrou que o avanço do digital não significa a destruição de uma mídia pela outra. “As pessoas estão cada vez mais com a mente em formato de abas, e conseguem consumir mais de uma informação em mídias diferentes, simultaneamente. Por exemplo, elas estão conectadas nas redes sociais enquanto veem televisão”, acrescentou.

Nesse contexto, a Rede Paraíba coloca o conteúdo à disposição do público na hora em que ele quiser, e oferece diversas alternativas para os anunciantes. A Unimed, por exemplo, investiu em publicidade na home do G1, em um espaço focado na área de saúde, ampliando seu alcance para mais de 80 mil visualizações. O Sesi patrocinou uma editoria especial de cobertura completa dos seus jogos industriais regionais, e em sete dias contabilizou mais de 3 mil pageviews, além de 15 mil visualizações das mídias displays adicionadas. Já a Fiep mantém um publieditorial quinzenal contextualizado no jornal impresso, além do online, e patrocina um programa na versão de internet da TV Paraíba, cujo videocast alcançou mais de 120 mil impressões em abril.

O presidente da Fenapro, Gláucio Binder, observou que o segredo da comunicação hoje é apostar em todos os canais e na convergência. “As agências têm que perceber que a web tem que estar dentro do projeto de criação, mas que ela faz parte do processo, e não é algo complementar”, complementou.

VALORIZAÇÃO

Tão importante quanto a evolução do formato da comunicação e das mídias, é a valorização do trabalho das agências de propaganda. Nesse sentido, o Provende apresentou dois cases de anunciantes da Paraíba que estabeleceram parcerias muito frutíferas com agências de publicidade locais: a Planc Construtora e a PBGás.

“Trabalhamos sempre de forma integrada entre a engenharia e a área de mídia, para que qualquer novo empreendimento seja de conhecimento de todos e tenha as ações de marketing pensadas desde o início”, contou Clovis Cavalcanti, diretor associado da Planc Construtora, ao destacar a atuação da agência Antares em todo o processo da definição e desenvolvimento da comunicação.

Cavalcanti observou que cada empreendimento é uma história e um cliente com características específicas. Nesse processo, observar a cultura local é uma das estratégias utilizadas, a exemplo de um novo empreendimento que será construído em Juazeiro do Norte, e para o qual a agência pesquisou a cultura local, chegando ao uso do nome dos pássaros locais para nomear as unidades. "Tratamos de respeitar os valores locais”, acrescentou.

Tarcísio Pereira, gerente de comunicação da PBGás, companhia de gás natural da Paraíba, que atende 7 mil residências em João Pessoa, apresentou os resultados obtidos pela empresa a partir do momento em que contratou uma agência de publicidade. “Temos a obrigação de mostrar o que é o GNV, quais as vantagens do produto, informando a sociedade em caráter educativo”, destacou Pereira, ao acrescentar que o objetivo de assegurar o crescimento de valor da companhia passa pela ampliação do mercado e pelas campanhas institucionais e promocionais.

“Com a agência Superliga 66, fizemos campanhas de incentivo ao GNV, com ações de rádio, distribuição de brindes, blitzes com promotores, outdoor e busdoor”, contou Pereira.

Em ambos os casos, o trabalho das agências de publicidade foi determinante dos bons resultados.

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Jornal da Paraíba

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