ECONOMIA
Feira amplia empreendedorismo
A casa de shows Forrock, em João Pessoa, vai se transformar na maior escola do empreendedorismo paraibano nesta próxima semana.
Publicado em 16/09/2012 às 8:00
A casa de shows Forrock, em João Pessoa, vai se transformar na maior escola do empreendedorismo paraibano nesta próxima semana. Lá, os empreendedores vão ganhar os instrumentos que precisam para dar asas à criatividade e ao seu negócio. Este será o objetivo da 5ª edição paraibana da Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae e cujo tema será "Negócios Inovadores e Sustentáveis".
A proposta, segundo o superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, é estimular o 'espírito do empreendedorismo' nos mais de 16 mil visitantes, que são esperados para os quatro dias de evento, que começa na próxima quarta-feira e se estende até o sábado.
A Feira vai contar com mais de 70 empresas e instituições que irão expor produtos, serviços e modelos de gestão. Além de 55 palestras gratuitas, palestras motivacionais, espaços de apresentação de possibilidades de negócios, oficinas e educação empresarial. “Esta não é uma feira de negócios propriamente dita, mas um evento para fomentar ideias na cabeça dos futuros empresários. Mesmo para quem já tem uma empresa, é preciso trabalhar com inovação e isto não está atrelado à tecnologia, mas à melhora de gestão. Quer dizer, diminuir os custos, tornar o produto mais competitivo”, explica.
Uma das empresas paraibanas que irá contar um pouco da sua trajetória é a lanchonete Tartaruga Burguer. Der acordo com o empresário Jonson Lustosa, o negócio tornou-se uma franquia após dois anos de padronização e formatação e, agora, se apresenta no evento como uma oportunidade de negócio por meio do Franchising. “Somos hoje a décima empresa franqueadora do estado. A experiência conta muito, mas é necessário estar preparado ou adquirir uma marca conceituada, padronizada e com uma boa perspectiva de mercado”.
Em busca disto, ele afirma ter aprimorado a marca, com padronização dos produtos. “Fomos agraciados por meio do Sebrae com um programa de amadurecimento por meio de treinamento, programa de alimento seguro, incentivo à padronização de embalagens e outros afins, isso nos deixou mais confortável no sentido de buscar novos horizontes”, diz.
Como usar a tecnologia nos negócios, processos de inovação e criar uma empresa dentro dos princípios da sustentabilidade serão as questões-chave da 5ª edição da Feira este ano.
O empresário da empresa Vó Mina, Leonardo Teodoro Lima, microempresa que existe há seis anos produzindo utensílios de limpeza em Catolé do Rocha, já atentou para a necessidade de estar à frente quando o quesito é sustentabilidade. “O nosso segredo hoje é fazer um produto de ótima qualidade, utilizando matéria-prima reciclável e reciclada, que não agridam ao meio ambiente, tendo responsabilidade com nosso lixo e desperdício”, contou.
Leonardo participará do Painel de Sustentabilidade na Feira do Empreendedor. Para ele, a oportunidade será de despertar nos demais empresários de diferentes áreas a mesma vontade de promover práticas ecologicamente corretas dentro dos negócios.
"O planeta clama por ações sustentáveis, e além dos resultados positivos para o meio ambiente, o valor que se agrega nos produtos e serviços são bastante satisfatórios”, aponta.
DIVERSIDADE
A Feira do Empreendedor deste ano vai abordar eventos na área empresarial, como, por exemplo, o Encontro Paraibano de Comércio Exterior, mas terá diferenciais que vão desde as palestras "Como criar uma presença on-line", com o engenheiro do Google Rodrigo Vale, e "A Formula da Inovação", com o executivo Luciano Pires até o Sebrae Startup Day - um evento voltado para novos negócios com alto potencial de crescimento. Serão ministradas inúmeras oficinas, entre elas "como usar o Twitter para sua empresa".
"Os visitantes poderão conhecer empreendimentos que buscam representação no Estado, possibilitando o surgimento de novos negócios locais", acrescentou a gestora da feira, Nelijane Ricarte.
Comentários