icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Feira celebra retomada da produção leiteira após perda de 40% com seca

Bacia leiteira tem mais de mil produtores que movimentam R$ 20,8 mil diários.

Publicado em 26/07/2018 às 7:00 | Atualizado em 26/07/2018 às 17:09


                                        
                                            Feira celebra retomada da produção leiteira após perda de 40% com seca
Produção de queijo de Bufala (Foto: Francisco França)

Oito anos depois da última edição, começa nesta quinta-feira (26) uma feira que estimula a produção de leite e derivados de leite no Sertão da Paraíba. A Expo Pombal acontece até sábado (28) no Parque de Exposição Antônio Bezerra Wanderley e conta com exposição de animais e de produtos como queijo, leite e manteiga, além de focar na geração de negócios relacionados ao mercado do laticínio. O evento conta com o apoio do Sebrae Paraíba, UFCG e da Prefeitura de Pombal.

A última edição da feira aconteceu em 2010. De lá para cá, a dificuldade de financiamento bancário para os produtores e a seca na região impossibilitaram a realização da festa. Segundo dados do Sebrae, houve uma queda de 40% na produção de leite na região devido aos últimos anos de seca no sertão. Mas, com as últimas chuvas, houve uma reanimação da cultura no local.

Ainda segundo dados do Sebrae, a região de Pombal abriga a maior bacia leiteira da Paraíba, com mais de mil produtores, várias queijarias artesanais, 14.028 vacas ordenhadas e uma produção de aproximadamente 11.608 mil litros de leite por dia, gerando uma movimentação financeira superior a R$ 20,8 mil diários.

Toda essa produção de laticínios, segundo o Gerente do Sebrae em Pombal, Lúcio Wolmer,  é distribuída por toda Paraíba, especialmente Campina Grande e João Pessoa, além de outros estados do nordeste. Mas a distribuição para outros estados do nordeste é feita de forma clandestina pelos produtores, já que a produção é escoada sem a inspeção do (Sistema de Inspeção Estadual) SIE.

Evento oferece capacitação

Na Expo Pombal, os produtores da região tem a oportunidade de participar de cursos que auxiliam na produção de laticínios assim como também tem oportunidade de expor seus produtores e também de participar de competições, como I Concurso de Queijos Artesanais do Sertão da Paraíba que vai escolher o melhor queijo de coalho, queijo de mateira e manteiga de garrafa da região.

Segundo Lúcio Wolmer, a adesão à feira por parte dos produtores foi acima da média nesta edição, com presença até de produtores de outros estados. "A gente passou muito tempo sem fazer a Expo Pombal e decidimos que íamos voltar a fazer depois dos resultados positivos na produção de leite na região. Quando dissemos que íamos voltar a fazer a feira, todos os produtores se empenharam, quiseram participar. A gente recebeu contato de outros produtores de outras cidades e estados. A feira esse ano vai ser maior do que imaginávamos", comentou.

Além das exposições de animais e de produtos, dos concursos e de formação e oportunidades de negócios para os produtores locais, a Expo Pombal também vai oferecer entretenimento, com trios de forró-pé-de-serra que vão animar a programação.

* Supervisionado por Aline Oliveira

Imagem

Maria Eduarda

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp