ECONOMIA
Feira celebra retomada da produção leiteira após perda de 40% com seca
Bacia leiteira tem mais de mil produtores que movimentam R$ 20,8 mil diários.
Publicado em 26/07/2018 às 7:00 | Atualizado em 26/07/2018 às 17:09
Oito anos depois da última edição, começa nesta quinta-feira (26) uma feira que estimula a produção de leite e derivados de leite no Sertão da Paraíba. A Expo Pombal acontece até sábado (28) no Parque de Exposição Antônio Bezerra Wanderley e conta com exposição de animais e de produtos como queijo, leite e manteiga, além de focar na geração de negócios relacionados ao mercado do laticínio. O evento conta com o apoio do Sebrae Paraíba, UFCG e da Prefeitura de Pombal.
A última edição da feira aconteceu em 2010. De lá para cá, a dificuldade de financiamento bancário para os produtores e a seca na região impossibilitaram a realização da festa. Segundo dados do Sebrae, houve uma queda de 40% na produção de leite na região devido aos últimos anos de seca no sertão. Mas, com as últimas chuvas, houve uma reanimação da cultura no local.
Ainda segundo dados do Sebrae, a região de Pombal abriga a maior bacia leiteira da Paraíba, com mais de mil produtores, várias queijarias artesanais, 14.028 vacas ordenhadas e uma produção de aproximadamente 11.608 mil litros de leite por dia, gerando uma movimentação financeira superior a R$ 20,8 mil diários.
Toda essa produção de laticínios, segundo o Gerente do Sebrae em Pombal, Lúcio Wolmer, é distribuída por toda Paraíba, especialmente Campina Grande e João Pessoa, além de outros estados do nordeste. Mas a distribuição para outros estados do nordeste é feita de forma clandestina pelos produtores, já que a produção é escoada sem a inspeção do (Sistema de Inspeção Estadual) SIE.
Evento oferece capacitação
Na Expo Pombal, os produtores da região tem a oportunidade de participar de cursos que auxiliam na produção de laticínios assim como também tem oportunidade de expor seus produtores e também de participar de competições, como I Concurso de Queijos Artesanais do Sertão da Paraíba que vai escolher o melhor queijo de coalho, queijo de mateira e manteiga de garrafa da região.
Segundo Lúcio Wolmer, a adesão à feira por parte dos produtores foi acima da média nesta edição, com presença até de produtores de outros estados. "A gente passou muito tempo sem fazer a Expo Pombal e decidimos que íamos voltar a fazer depois dos resultados positivos na produção de leite na região. Quando dissemos que íamos voltar a fazer a feira, todos os produtores se empenharam, quiseram participar. A gente recebeu contato de outros produtores de outras cidades e estados. A feira esse ano vai ser maior do que imaginávamos", comentou.
Além das exposições de animais e de produtos, dos concursos e de formação e oportunidades de negócios para os produtores locais, a Expo Pombal também vai oferecer entretenimento, com trios de forró-pé-de-serra que vão animar a programação.
* Supervisionado por Aline Oliveira
Comentários