ECONOMIA
Feiras livres geram economia e especialista dá dicas
Economista Cláudio Rocha aconselha que as frutas, legumes e verduras sejam comprados diretamente em feiras livres.
Publicado em 16/10/2011 às 15:53
Para economizar na feira mensal, o economista Cláudio Rocha aconselha que as frutas, legumes e verduras sejam comprados diretamente em feiras livres. “Se em um supermercado um quilo de tomate custa, por exemplo, R$ 2,59, nas feiras livres você consegue comprar por R$ 1,50”, afirmou. O que representa uma economia de 72,66%.
Para Cláudio Rocha, que costuma sempre comprar os produtos hortifrutigranjeiros em feiras livres, além dos preços mais baixos, é possível também comprar produtos mais 'fresquinhos'. “A variedade é bem maior e os produtos geralmente são novos”, ressaltou.
No que pese os custos e benefícios, o economista lembra que na feira livre é preciso pagar sempre à vista e andar por entre as barracas para poder comprar. “Muitas pessoas podem preferir comprar estes produtos em supermercados por causa da comodidade e porque você não é obrigado a pagar somente em dinheiro, mas sem dúvidas, que comprando em feiras livres você economiza bem mais”, disse.
Comprar mais para comprar mais barato. Com esta filosofia, vários minimercados de bairros se uniram e, com o apoio do Sebrae, formaram a Rede Paraíba de Supermercados. Entre os estabelecimentos pesquisados, três dos que possuem os menores preços fazem parte da associação, com preços que vão de R$ 18,23 a R$ 19,72.
Segundo o presidente da Rede, Fábio Cabral, além dos preços mais baixos, os consumidores que compram nestes pequenos estabelecimentos também têm o benefício da entrega gratuita e não precisam enfrentar grandes filas. “Além disto, recebemos todos os cartões de crédito e os clientes cadastrados podem pagar com cheque para até 40 dias”, ressaltou.
A proprietária do supermercado União, estabelecimento que faz parte da Rede Paraíba de Supermercados, no bairro do Róger, comenta que o segredo para ter preços mais baixos é a negociação em larga escala. “Os proprietários de supermercados compram em grande quantidade porque aí conseguimos ter preços mais baixos”, comentou.
A mesma fórmula é utilizada também por grandes redes, quando realizam promoções. “O consumidor deve ficar atento às promoções realizadas pelos hipermercados.
Quando fazem as promoções é porque eles compram um estoque maior para vender por preços bem mais baixos que os pequenos supermercados”, diz Renato Silva, do Dieese.
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