ECONOMIA
Feriadão chega a esgotar pacotes
Agências de viagens de João Pessoa já esgotaram a venda de pacotes e algumas estimam aumento em 20% comparado a 2013.
Publicado em 17/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:24
Os turistas paraibanos já estão de malas prontas para o feriadão da Semana Santa e do Dia de Tiradentes, na próxima segunda-feira. Algumas agências de viagens de João Pessoa já esgotaram a venda de pacotes para o período, e algumas estimam o aumento este ano em 20% comparado ao ano passado.
Entre os destinos nacionais mais procurados estão Gramado (RS) e Porto de Galinhas (PE). Já os que querem aproveitar o feriado fora do Brasil, devem ir para cidades sul-americanas, como Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile).
Contudo, algumas agências de viagens registraram opiniões distintas sobre a procura para o feriadão. Para algumas empresas houve aumento de aproximadamente 10%, já outras confessam queda de 20% na demanda.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Breno Mesquita, a procura ficou no mesmo patamar do ano anterior.
Diferentemente de 2013, muita gente ficou sem sair de casa porque decidiu viajar de última hora. “Este ano, a procura foi maior do que 2013, cresceu cerca de 10%. Mas muita gente ficou sem viajar porque procurou em cima da hora”, contou Mariana Lucena, agente de viagem da Classic Turismo.
Segundo ela, geralmente, os paraibanos começam a fazer reservas para a Semana Santa logo após o Carnaval, mas somente esta semana os paraibanos buscaram a agência na intenção de viajar. “Esta semana foi recorde na procura, mas os hotéis já não tinham mais vagas”, contou Mariana Lucena.
O presidente da Abav-PB, Breno Mesquita, afirmou que a movimentação este ano ficou no mesmo ritmo de 2013. “Acredito que não tivemos aumento e a maior parte dos hotéis estão com 90% de ocupação. No geral, avalio o quadro como bom”.
Já o diretor da Clube Turismo, Severino Leonardo Dantas Filho, afirmou que este ano o movimento na agência de viagem foi menor do que o mesmo período do ano anterior e segundo ele esse comportamento do público foi um reflexo da vida econômica dos brasileiros. “Acredito que a queda alcançou os 20%. Isso porque estamos vivendo uma crise, as pessoas estão endividadas e sem dinheiro. Nós tivemos clientes, para locais como Natal e Porto de Galinhas, mas em quantidade menor”, destacou Severino Leonardo.
Para os empresários do setor, quem procurou locais mais distantes, os preferidos foram Buenos Aires, na Argentina e Gramado, no Rio Grande do Sul.
Já a expectativa de turistas que irão procurar a Paraíba como destino para passar o feriado também é alta. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba, (ABIH) a taxa de ocupação dos leitos deverá atingir 95% – semelhante ao mês de janeiro, quando o Estado recebeu aproximadamente 200 mil turistas, segundo dados da PBTur. O órgão estima que em 2013 o Estado recebeu 1,6 milhão de visitantes, 6,02% a mais do que no ano anterior.
Pedro Meira, diretor comercial da Paraibatour, diz que a procura por destinos internacionais tem aumentado devido à baixa do dólar. “Às vezes fica mais barato viajar para fora do Brasil do que dentro do Nordeste”, garante. Além das cidades sul-americanas, a procura é alta para cidades como Miami (EUA), Paris (França), Toscana (Itália) e Lisboa (Portugal).
O advogado Walter Teixeira sempre escolhe um destino diferente para ir com a família durante feriados prolongados. Dessa vez, a cidade escolhida foi Gravatá. “É a primeira vez que vamos para lá. Já visitamos Pipa, Natal e Porto de Galinhas. Mas só ficamos por aqui mesmo, nunca tentamos um destino internacional”, conta. Segundo ele, a decisão de viajar no feriado foi tomada de última hora.
PLANEJAMENTO
Quem adquiriu pacotes de forma antecipada economizou e comprou os melhores serviços. Segundo Wainy Santos, da Internacionaltur, a economia para quem reservou os pacotes foi de até 30%.
“Se quiser pagar um preço justo tem que se antecipar. Quem compra de última hora, tem disponível pacotes mais caros e de qualidade inferior. Quem compra antes compra as melhores opções e melhores serviços”, afirma. Segundo ele, os destinos nacionais estão esgotados desde fevereiro. Outras agências procuradas pelo Jornal da Paraíba também estão com indisponibilidade de pacotes. (Colaborou Alexsandra Tavares)
Comentários