icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Feriadão chega a esgotar pacotes

Agências de viagens de João Pessoa já esgotaram a venda de pacotes e algumas estimam aumento em 20% comparado a 2013.

Publicado em 17/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:24

Os turistas paraibanos já estão de malas prontas para o feriadão da Semana Santa e do Dia de Tiradentes, na próxima segunda-feira. Algumas agências de viagens de João Pessoa já esgotaram a venda de pacotes para o período, e algumas estimam o aumento este ano em 20% comparado ao ano passado.

Entre os destinos nacionais mais procurados estão Gramado (RS) e Porto de Galinhas (PE). Já os que querem aproveitar o feriado fora do Brasil, devem ir para cidades sul-americanas, como Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile).

Contudo, algumas agências de viagens registraram opiniões distintas sobre a procura para o feriadão. Para algumas empresas houve aumento de aproximadamente 10%, já outras confessam queda de 20% na demanda.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Breno Mesquita, a procura ficou no mesmo patamar do ano anterior.

Diferentemente de 2013, muita gente ficou sem sair de casa porque decidiu viajar de última hora. “Este ano, a procura foi maior do que 2013, cresceu cerca de 10%. Mas muita gente ficou sem viajar porque procurou em cima da hora”, contou Mariana Lucena, agente de viagem da Classic Turismo.

Segundo ela, geralmente, os paraibanos começam a fazer reservas para a Semana Santa logo após o Carnaval, mas somente esta semana os paraibanos buscaram a agência na intenção de viajar. “Esta semana foi recorde na procura, mas os hotéis já não tinham mais vagas”, contou Mariana Lucena.

O presidente da Abav-PB, Breno Mesquita, afirmou que a movimentação este ano ficou no mesmo ritmo de 2013. “Acredito que não tivemos aumento e a maior parte dos hotéis estão com 90% de ocupação. No geral, avalio o quadro como bom”.

Já o diretor da Clube Turismo, Severino Leonardo Dantas Filho, afirmou que este ano o movimento na agência de viagem foi menor do que o mesmo período do ano anterior e segundo ele esse comportamento do público foi um reflexo da vida econômica dos brasileiros. “Acredito que a queda alcançou os 20%. Isso porque estamos vivendo uma crise, as pessoas estão endividadas e sem dinheiro. Nós tivemos clientes, para locais como Natal e Porto de Galinhas, mas em quantidade menor”, destacou Severino Leonardo.

Para os empresários do setor, quem procurou locais mais distantes, os preferidos foram Buenos Aires, na Argentina e Gramado, no Rio Grande do Sul.

Já a expectativa de turistas que irão procurar a Paraíba como destino para passar o feriado também é alta. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba, (ABIH) a taxa de ocupação dos leitos deverá atingir 95% – semelhante ao mês de janeiro, quando o Estado recebeu aproximadamente 200 mil turistas, segundo dados da PBTur. O órgão estima que em 2013 o Estado recebeu 1,6 milhão de visitantes, 6,02% a mais do que no ano anterior.

Pedro Meira, diretor comercial da Paraibatour, diz que a procura por destinos internacionais tem aumentado devido à baixa do dólar. “Às vezes fica mais barato viajar para fora do Brasil do que dentro do Nordeste”, garante. Além das cidades sul-americanas, a procura é alta para cidades como Miami (EUA), Paris (França), Toscana (Itália) e Lisboa (Portugal).

O advogado Walter Teixeira sempre escolhe um destino diferente para ir com a família durante feriados prolongados. Dessa vez, a cidade escolhida foi Gravatá. “É a primeira vez que vamos para lá. Já visitamos Pipa, Natal e Porto de Galinhas. Mas só ficamos por aqui mesmo, nunca tentamos um destino internacional”, conta. Segundo ele, a decisão de viajar no feriado foi tomada de última hora.

PLANEJAMENTO

Quem adquiriu pacotes de forma antecipada economizou e comprou os melhores serviços. Segundo Wainy Santos, da Internacionaltur, a economia para quem reservou os pacotes foi de até 30%.

“Se quiser pagar um preço justo tem que se antecipar. Quem compra de última hora, tem disponível pacotes mais caros e de qualidade inferior. Quem compra antes compra as melhores opções e melhores serviços”, afirma. Segundo ele, os destinos nacionais estão esgotados desde fevereiro. Outras agências procuradas pelo Jornal da Paraíba também estão com indisponibilidade de pacotes. (Colaborou Alexsandra Tavares)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp