ECONOMIA
Feriado de 7 de Setembro provoca ocupação de 95% nos hotéis
Hotéis do Litoral Norte e Sul e da Capital apresentam boa ocupação no final de semana prolongado. Também há demanda por hospedagem no interior do estado.
Publicado em 05/09/2015 às 9:14
Nos feriados prolongados, o turismo e o comércio no estado sempre ficam movimentados. Os hotéis do Litoral Sul e Norte, além dos da Capital, apresentam boa ocupação no feriado de 7 de Setembro. A média esse ano, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH-PB), chega a 95% em todo o estado. Muitos hotéis estão com 100% de ocupação, outros oscilam entre 90% a 95%. Conforme Inácio Júnior, presidente da ABIH-PB, a ocupação dos leitos foi menor, nesse mesmo período no ano passado. Em 2014, a ocupação dos hotéis chegou apenas a 60%.
De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, atualmente, a Paraíba possui 22 mil leitos e a capital 10.300, o que é considerado um grande potencial turístico. A permanente divulgação do destino em outras regiões e até mesmo nas cidades no interior do estado, faz com que a Paraíba mantenha esses índices de fluxo alto durante os feriados prolongados.
“O grande atrativo é o feriadão de 7 de setembro e também a Conferência da Unicred, pois vários empresários e conferencistas de todo o Brasil estão na cidade desde o início da semana. Além disso, os próprios paraibanos dos municípios do interior aproveitam a data para curtir o Litoral”, pontuou.
Conforme Ruth Avelino, a procura pelo mercado hoteleiro é considerável também nos hotéis do interior, nas regiões do Cariri e Brejo. “A procura maior é pelos hotéis do Litoral Norte e Sul, porém nas cidades dessas regiões já existe uma cultura muito forte de turismo e muitas pessoas que preferem 'fugir' da praia, optam por passar o feriado no interior”, revelou.
Ruth Avelino explica ainda, que apesar de existir a ocupação de quase 100% dos leitos, os hotéis mantêm uma margem de leitos livres para reserva técnica. “Isso é comum porque surge sempre um imprevisto, o ar condicionado quebra, surge um problema no encanamento, então, são vários fatores surpresas que devem ser levados em conta. Se o hotel tem 97% de ocupação, 3% é para a reserva técnica”, garantiu.
Comentários