icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Feriado movimenta comércio na capital

Publicado em 16/11/2013 às 8:00

O feriado nacional da Proclamação da República levou os consumidores às compras ontem em João Pessoa. De acordo com os gerentes de alguns estabelecimentos comerciais que abriram as portas, durante a manhã o movimento foi bom, embora a maioria dos clientes tenha aproveitado o dia apenas para pesquisar preços para as compras futuras de Natal.

De acordo com Karla Luiza Bomfim, gerente de uma loja de eletrodomésticos no Parque Sólon de Lucena, antes mesmo da abertura das portas, alguns clientes já aguardavam para ver as vitrines, planejar e mesmo efetuar as compras. “Apesar de ser um feriadão, e de, a princípio, não termos acreditado que efetuaríamos boas vendas, o movimento foi bastante positivo. É um dia a mais para as vendas e mesmo para pesquisas que desencadearão futuras vendas", disse.

O auxiliar de serviços gerais Eriosmar Santos de Araújo, de 20 anos, foi um dos consumidores que aproveitou o feriado para ir às compras no comércio da capital e às 9h já tinha efetuado a compra de uma televisão de LCD de 42 polegadas para presentear a mãe neste Natal. “Durante a semana eu trabalho o dia inteiro e não tenho tempo para comprar. Com a chegada do final do ano, ficarei com ainda menos tempo para sair ou mesmo descansar, porque a empresa em que trabalho vai estender seu horário de funcionamento, por isso aproveitei o feriado e já comprei o presente que minha mãe desejava", afirmou.

TRANQUILIDADE EM CG

Já em Campina Grande, as ruas ficaram praticamente vazias desde o início da manhã de ontem. Mesmo com a abertura das promoções de Natal e oferta de mais mercadoria ou novidades para esta época do ano, sem consumidores, as poucas lojas que ainda abriram suas portas preferiram encerrar o expediente mais cedo.

As ruas mais conhecidas do Centro da cidade, pela quantidade e diversidade de lojas, Maciel Pinheiro, Venâncio Neiva e João Pessoa, estavam completamente diferentes de seus dias normais, quando a grande movimentação de pessoas é rotina diária. Apenas algumas lojas de calçados, móveis e eletrodomésticos funcionaram na manhã de ontem.

Para a vendedora de uma loja no Centro da cidade, Ana Paula Lopes, a expectativa era um pouco melhor, já que se aproxima uma das épocas de maior movimentação no comércio campinense, o Natal. “As promoções já estão aparecendo e já existem mercadorias novas sendo expostas, mas nada disso atraiu os clientes. Foi muito fraca a procura dos consumidores e por isso, estamos fechando a loja mais cedo, até porque não vale a pena continuar pela insegurança”, disse.

“A maioria das pessoas preferiu mesmo sair da cidade. Acredito que as vendas não sejam tão consideráveis, porque a população acabou indo para o Sertão ou Litoral. Mas a partir de segunda-feira, com certeza o comércio volta normalmente. A nossa expectativa é de que ele possa ser ainda melhor do que o ano passado, quando conseguiu atingir um aumento de 30% a 40% nas vendas para o Natal”, contou o gerente de uma loja de calçados, André Macedo.

Praia lotada


Ontem, o sol atraiu muitos pessoenses e turistas que lotaram as praias urbanas da capital, como Tambaú e Cabo Branco. Os paraibanos aproveitaram a folga para reunir a família e amigos à beira mar. Com a movimentação intensa na orla da capital, vendedores informais que trabalham nas praias comemoraram o dinamismo das vendas de cangas, óculos de sol, bebidas e ainda aluguéis de guarda-sóis e cadeiras.
A vendedora Raquel Dias, 23 anos, foi à praia com mais duas amigas de trabalho. “A correia diária é tão intensa, que sempre que tem um feriadinho venho tomar um banho de mar e pegar uma corzinha, além de bater um papo descontraído com as amigas”, declarou.
Já o turista Anderson Caetano, que mora em Belo Horizonte e está em João Pessoa desde a noite da última quinta-feira, reuniu a esposa e filhos para conhecer a capital paraibana. “Há algum tempo eu ouvia falar muito bem de João Pessoa e queria conhecê-la. Aproveitei essa oportunidade do feriado para vir com a família e estou adorando o lugar”, comentou.
O feriado também foi bom para os ambulantes que tiveram um bom faturamento, como é o caso do vendedor de bebidas Francisco Bastos. “Quando o dia está assim, movimentado de banhistas, as vendas também são sempre boas. Com esse sol e calor há sempre quem queira tomar uma cervejinha gelada, um refrigerante ou até água mesmo, e isso aumenta nossa lucratividade”, afirmou. (Jaine Alves)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp